A cultura e arte japonesa possuem história milenar e desperta interesse de muitas pessoas ao redor do mundo. Diante disso, fazer uma viagem para o Japão e descobrir as maravilhas e belezas desse lugar é a realização de um grande sonho.
Ainda mais se for levado em conta que a Terra do Sol Nascente é um prato cheio para quem quer viver aventuras inesquecíveis, se conectar com a religiosidade ou aproveitar o melhor da modernidade.
Então, que tal planejar fazer turismo pelo Japão e conhecer tudo o que este povo tem a oferecer? Para colocar este plano em prática, confira alguns lugares que não podem ficar de fora da sua rota de viagem.
Melhores lugares para visitar no Japão
Com cidades cosmopolitas, cheias de gente e com interior que segue um ritmo muito mais calmo, o Japão entrou de vez para a rota turística dos amantes de viagem.
Se as terras nipônicas também lhe despertam interesse, saiba que o país oferece estrutura incrível para quem busca conhecê-lo, com muitos hotéis e, principalmente, programações.
Então, se busca o que fazer no Japão, veja os 7 lugares que são recomendados para uma primeira visita. E, por fim, confira algumas dicas extras para incluir na viagem se houver tempo!
Tóquio
Praticamente todas as listas de maiores cidades incluem Tóquio e sua região metropolitana no topo. Com lugares icônicos e ultramodernos, a capital do Japão merece boa parte da sua atenção durante a passagem pelo país.
Pela cidade, reserve ao menos 3 a 4 dias para conhecer locais como:
- Shibuya Crossing – um cruzamento super movimentado e conhecido no mundo todo;
- Tsukiji – o mercado de peixes da cidade em que é possível encontrar uma variedade enorme de frutos do mar fresquinhos, além de barracas de comida;
- Akihabara – região indispensável para quem ama mangás, animes, jogos eletrônicos e toda a cultura envolta destes;
- Tokyo Skytree Town – uma torre com 634 metros de altura que abriga aquário, planetário, restaurantes, centro comercial e, claro, um observatório de toda a cidade;
- Templo Senso-Ji – o mais antigo de Tóquio e um dos mais tradicionais.
Além disso, a capital nipônica abriga muitas casas de chá e uma gastronomia diversificada que vale a pena conhecer.
Monte Fuji
Localizado há cerca de 2h de carro de Tóquio, o Monte (e vulcão) Fuji pode lhe colocar em contato com a natureza por meio de diversas atividades nos seus arredores. Ao incluir o local em seu turismo pelo Japão, você pode se hospedar em cidades como Hakone, Fujikawaguchiko, Gotemba e Kamakura.
No roteiro, não deixe de visitar os lagos da região e fazer algumas das trilhas disponíveis. Ademais, a Caverna de Gelo Narusawa com estalactites e estalagmites de gelo que chegam a 30 metros, também é um lugar para apreciar as belezas naturais do Japão.
E, se quiser subir até o cume do monte, localizado a 3776 metros de altitude, reserve suas passagens para o Japão entre os meses de julho a setembro. Este é o período do ano em que a subida está liberada.
Kanazawa
Muito conhecida por seus jardins magníficos e pela gastronomia rica, a cidade de Kanazawa também pode estar na lista do que fazer no Japão. Pela cidade, conhecida como pântano de ouro em função de uma lenda local de que flocos do metal precioso borbulhavam de um poço, você pode conhecer:
- Castelo de Kanazawa;
- Mercado Omicho;
- Museu Suzuki.
Ademais, onde hoje se localiza o poço sagrado da cultura japonesa, se realiza uma cerimônia do chá muito tradicional que você pode conhecer durante sua viagem.
Quioto
Considerada a capital cultural japonesa, Quioto e as cidades que fazem parte da sua metrópole, é um lugar fantástico para conhecer mais sobre a formação do país. Fundada no século I, preserva castelos e templos que ajudaram a moldar o Japão que chega aos dias de hoje.
Com 2000 anos de história, Quioto foi a capital nipônica até o século XIX e, por lá, você pode conhecer o Palácio Imperial, o Templo Koyasan (da corrente Shingon do budismo) e o Castelo Nijo, considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
A cidade também é palco de festivais culturais em maio, julho e outubro. No entanto, se não conseguir passagem para o Japão nestas datas, ainda assim vale o passeio. Afinal, ao andar nas ruas você irá experimentar a sensação de ser transportado para o mundo oriental japonês em qualquer época do ano.
Hiroshima
Sem dúvida, Hiroshima entrou para a história por ser uma das cidades atingidas por uma bomba atômica em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial. Porém, muito além deste fato, o local preserva um capital cultural gigantesco e mantém viva a memória histórica.
Ao fazer turismo pela cidade, aproveite para conhecer o Museu Memorial da Paz e a cúpula da bomba atômica e se sinta mais perto de parte importante da cultura do Japão do último século.
Okinawa
Já imaginou visitar o Japão e conhecer praias paradisíacas e de águas cristalinas que mais parece o Caribe? Pois bem, o arquipélago de Okinawa oferece esta opção para os viajantes mais aventureiros que chegam ao Japão.
Este arquipélago, formado por mais de 160 ilhas e cuja capital é Naha fica localizado no extremo sul do país e os melhores meses para viagens são entre maio e setembro. Okinawa permite a realização de esportes aquáticos como mergulho, windsurfe e kitesurfe. Além disso, ainda é possível fazer passeios de caiaque ou vela.
E, para quem prefere ficar em terra firme, a ilha principal abriga um aquário e o Castelo Shuri (Patrimônio Cultural da Humanidade).
Hokkaido
Enquanto Okinawa fica na parte mais ao sul do Japão, Hokkaido fica no norte do país. Esta extensa ilha abriga as melhores estações de esqui do país e uma série de vulcões que você pode conhecer.
Com muita neve nos meses mais frios (entre novembro e fevereiro), a capital, Sapporo, possui um festival da neve que pode estar no seu roteiro se visitar o Japão neste período. No festival, você consegue conferir grandes esculturas na neve, patinar no gelo e curtir muitas danças e músicas típicas.
Ademais, uma curiosidade interessante é que lá surgiu o Ramen (chamado por aqui de Lámen). Ou seja, se você adora este prato típico japonês, não deixe de visitar a província e desfrutar do melhor da sua gastronomia.
Outros destinos que podem entrar no roteiro
Além dos 7 destinos que foram mencionados, o país de vasta cultura, possui outros lugares incríveis que você também pode conhecer. Confira abaixo quais são eles:
- Takayama – uma cidade que preserva muito da cultura feudal japonesa (distinta da européia). Fica no meio do caminho entre Tóquio e Kanazawa;
- Naoshima – uma ilha com arte contemporânea por toda a parte, museu que funciona 24h e permite hospedagens e muita arquitetura moderna;
- Miyajima – ilha localizada a cerca de 30 minutos de Hiroshima que abriga vários parques naturais e templos como o Itsukushima Shrine;
- Osaka – a cidade faz parte da região metropolitana de Kyoto e é muito conhecida pela comida de rua. De passagem por esta parte do Japão, não deixe de experimentar pelo menos uma das barracas que vende Takoyakis, bolinhos recheados com polvo;
- Yokohama – segunda maior cidade do Japão e colada em Tóquio, esta cidade abriga o estádio usado na final da Copa de 2002 em que o Brasil foi campeão. Mas, o destaque mesmo fica por conta do bairro chinês, que é imenso.
Passagem para o Japão: compre com o melhor preço
Agora que você já sabe o que fazer quando viajar ao Japão, já pode começar a planejar todos os detalhes e montar um roteiro incrível. Como o trajeto do Brasil até a Terra do Sol Nascente dura em torno de 24 horas, para quem faz apenas uma conexão, fique pelo menos 10 dias turistando por lá.
Além disso, como os custos podem ser um pouco mais elevados do que uma viagem para a Europa, por exemplo, vale contar com toda a ajuda na hora de economizar. Desse modo, o buscador online de passagens aéreas da Voelivre pode lhe ajudar a encontrar as melhores opções para o Japão.
Aproveite para simular preços de passagens e saber com antecedência quanto custa viajar para as terras nipônicas.
Curtiu? Não deixe de compartilhar e inspirar mais pessoas a fazer essa viagem incrível!