Pular

O que fazer em São Paulo

Conhecida como a maior cidade do Brasil, Sampa não somente abriga mais de 12 milhões de pessoas, mas, também é lembrada por ser um grande centro cultural em nosso país.

Se você ainda não conhece a capital do estado de mesmo nome, é a hora de se informar sobre quais são os pontos turísticos obrigatórios e aproveitar todas as experiências desta cidade cosmopolita.

O que fazer em São Paulo: lugares que você precisa conhecer!

Confira abaixo um compilado de diferentes opções para explorar a cidade e se divertir!

1 – Centro de São Paulo

A região do centro abriga várias atrações para quem quer conhecer muitos lugares ao mesmo tempo, dentre elas museus, espaços culturais e prédios históricos. Você pode chegar de metrô e fazer seu passeio a pé, mas atenção, como em qualquer outra grande metrópole Brasileira, fique atendo aos seus pertences.

Vista uma roupa confortável e, vamos lá?

Região da Luz

Nesta região existem vários locais que, estando por lá, você não pode deixar de conhecer, são eles:

  • Estação da Luzuma das estações mais importantes da cidade;
  • Museu da Língua Portuguesanuma ampla e moderna área de exposição, o museu conta a história e evolução do idioma de forma interativa;
  • Pinacoteca – no Jardim da Luz, está um dos mais importantes museus de arte do Brasil, no edifício construído em 1900 você encontra um grande acervo, lá existem mais de 10 salas com mais de 100 mil obras!

Rua 25 de março

Para quem não sai de uma viagem de sacola vazia, a 25, como foi apelidada, é um prato cheio! Tem de tudo, réplicas das grandes marcas de bolsas, roupas e relógios, lojinhas de festas, fantasias, além de ser o paraíso das maquiagens e bijoux. Para quem busca por eletrônicos, não deixe de ir à galeria pajé.

Mercado Municipal

Para recuperar as energias perdidas na caminhada das comprinhas 🙂 nada melhor do que uma pausa no Mercadão. Com uma arquitetura que chama atenção desde a entrada, você encontrará uma ampla variedade de frutas, carnes, doces, bebidas e muito mais. Aproveite os botecos na parte superior e experimente o famoso pão com mortadela e o pastel, mas esteja preparado, eles são gigantes!

Se estiver com a criançada ou é apaixonado por ciência, quase em frente ao Mercadão está o Museu Catavento, um museu interativo dedicado às ciências.

Catedral da Sé

Na praça de mesmo nome, visite a Catedral Metropolitana da Sé, a maior igreja da cidade, um ícone da história e arquitetura de São Paulo.

Sampa Sky

Uma aventura fora do comum no centro de São Paulo. Se tiver oportunidade e gostar de um friozinho na barriga, vá!

O Sampa Sky fica a 150m de altura, no 42° de um prédio. Além das duas sacadas de vidro onde é permitido permanecer por 1m30s e se tem uma vista de quase 360° da cidade, o local possui uma boa estrutura de café e barzinho, com ambientes bem decorados que rendem alguns clicks a mais!

Com planejamento, esse atrativo fica ainda melhor!

  • Verifique o clima no dia da visita, com o tempo chuvoso/nublado provavelmente você vai se decepcionar com a vista;
  • Já pensa no “close” 😉 em um minuto e meio em cada deck dá pra tirar bastante foto, hein?! Se estiver sozinho, os instrutores gentilmente registram suas fotos e por sinal, eles têm ótimas técnicas!
  • Se possível, evite fins de semana ou horários perto do pôr do sol, provavelmente você pegará muita fila.

Espaços Culturais

Praticamente um ao lado do outro, não deixe de visitar essas duas atrações, vai valer muito a pena! O Farol Santander conta com exposições fixas e temporárias, pista de skate, espaços gastronômicos e um café no mirante. Já o Centro Cultural Banco do Brasil, também conhecido como CCBB São Paulo, você encontra programações culturais diversas, além de exposições gratuitas e, claro, um café!

Theatro Municipal

Inaugurado em 1911, com seu estilo arquitetônico eclético e inspirado na Ópera de Paris, além dos famosos concertos que acontecem por lá, há visitas guiadas e uma agenda cultural gratuita.

Mosteiro de São Bento

Local histórico e religioso localizado no Largo de São Bento, lá você assiste missas em canto Gregoriano e aprecia a belíssima arquitetura.

Liberdade

Um pedacinho do Japão no Brasil. Na região que ainda preserva os costumes e tradições asiáticas, você encontra muitas opções gastronômicas, lojinhas e supermercados que vendem iguarias e produtos importados, aos domingos, aproveite a tradicional feira da Liberdade.

2 – Avenida Paulista

Ícone e centro financeiro da cidade de São Paulo, a Paulista é viva e está sempre em transformação. Na avenida e em seu entorno você encontra museus, espaços culturais, lugares para compras e ótimos restaurantes. Lá o que não falta é gente e o que fazer!

Aos domingos a Paulista fica fechada para carros, o que pode te render um delicioso passeio a pé ou até mesmo de bike, apresentações de ruas e feirinhas de artesanato costumam acontecer neste dia também.

Sesc Paulista

Um centro de cultura e lazer com muitas opções ao longo dos seus 17 andares. Conheça o Mirante do prédio, onde a vista mostra um visual privilegiado da Avenida Paulista, mas atenção, é necessário agendamento para subir até o local.

Japan House

Com exposições voltadas para a cultura nipônica, o espaço tem lindo design, a casa foi projetada pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, a fachada é feita de hinoki e cipreste japonês. Lá você também pode se deliciar em um delicioso restaurante, além do café.

Masp

O Museu de Arte de São Paulo, inaugurado no ano de 1947, é o único no mundo onde seu corpo principal é pousado em 4 grandes pilares, com um vão livre de 74 metros. Ao visitar o local, é possível visualizar várias exposições fixas e permanentes de todos os cantos do mundo, além daquelas que são temporárias e imperdíveis.

Ah, em frente conheça o Parque do MASP, um oásis em meio a mega construções. Lá, o único som que vai escutar é o dos pássaros, aproveite para relaxar!

Casa das Rosas

Por fim, relaxe na Casa das Rosas, construção em estilo francês, onde seu foco é a literatura e a poesia. O espaço te leva a uma atmosfera diferente de tudo o que você já visitou, é um verdadeiro presente para os olhos cansados dos tantos arranha-céus da avenida. Com jardins floridos, quem chega por lá curte o espaço verde, a elegante arquitetura e, caso queira, um café restaurante de cardápio italiano.

3 – Parque Ibirapuera

O parque mais visitado da América Latina e mais famoso da cidade de São Paulo. Se você ainda não sabe o que fazer no Parque Ibirapuera, vamos te dar algumas dicas. O parque é muito procurado para a prática de esportes, lá é possível fazer uma agradável caminhada ou corrida em meio a uma grande área verde, andar de patins, skate, aproveitar os parquinhos infantis, alugar vários tipos de bike – tem opções para toda a família – e ainda fazer picnic curtindo a vista da lagoa.

Além disso, é um dos maiores circuitos culturais do mundo, com museus e auditórios de Oscar Niemeyer, patrimônios tombados pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Lá, é possível ter contato com mais de 20 atrações imperdíveis!

4 – Museu do Futebol

O Museu do Futebol fica no estádio do Pacaembu, um prato cheio para quem é fã de futebol, abordando de forma completa a história de um dos esportes mais populares do mundo!

5 – Jardim Botânico

Fundado em 1928, o Jardim Botânico de São Paulo comporta o Departamento de Botânica e abriga vários seres vivos, árvores em extinção e cerca de 139 espécies de aves, mostrando como a natureza é importante, além de relembrar a necessidade do cuidado com a biodiversidade. Ao lado do Jardim Botânico, fica o Zoológico de São Paulo.

6 – Beco do Batman

O beco do Batman, que fica na Vila Madalena, famoso bairro boêmio da cidade, é um espaço democrático onde você encontra dezenas de grafites pelos muros, casas e bares espalhados também por ruas e vielas ao entorno do beco. A região abriga lojas e galerias de arte e dá para curtir uma tarde e fazer muitos clicks! Especialmente aos fins de semana é montada uma Feira de Artesanato, ao som de boa música ao vivo!

7 – Museu do Ipiranga

Parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência, o museu do Ipiranga foi inaugurado oficialmente em 7 de setembro de 1895.
Interditado em 2013 devido a problemas de conservação e segurança, agora está de portas abertas ao público!

Moderno e com ambientes totalmente acessíveis, o lugar é um convite aos seus visitantes a se deslumbrarem com consagradas obras de artes e a conhecerem a fundo a história do Brasil. 

Conhecer a cidade de São Paulo é quase impossível em apenas alguns dias. Aqui listamos alguns dos principais pontos turísticos para que sinta mais sobre o clima da tão famosa capital paulista. Agora que já tem uma ideia de o que fazer nesta cidade, use o Voelivre para comprar a sua passagem aérea para São Paulo e aproveite os melhores preços!

Encontre aqui hotéis em São Paulo, e, caso precise, alugue um carro!

Caso deseje dá uma esticadinha na viagem e curtir um friozinho em uma das cidades mais visitadas no inverno, veja o que fazer em Campos do Jordão.

Gostou do post? Curte e compartilha com os amigos 😉