Pular

O que fazer em Holambra

Holambra é uma cidade localizada no estado de São Paulo, conhecida por sua forte influência holandesa e por ser considerada a capital nacional das flores.

E como chegar em Holambra? Ela fica pertinho da capital – a apenas 135 km – e é próxima de outras cidades famosas do interior, como Serra Negra (37 km), Águas de Lindóia (48 km) e Campinas (50 km) – destino ideal para quem deseja fazer uma viagem curta!

Qual a melhor época para visitar Holambra

Holambra agrada seus visitantes durante todo o ano, oferecendo passeios e atrações para todos os gostos.

Mas é durante a primavera, que a cidade fica ainda mais bonita e florida! É nesta época também que acontece a Expoflora, maior evento de flores e plantas da América Latina, com diversas exposições, desfiles, música e gastronomia típica. No entanto, vale lembrar que, devido à grande procura, os preços costumam ficar mais elevados.

Se você prefere evitar a agitação, é possível visitar Holambra em outras épocas do ano, quando a cidade é mais tranquila, mas ainda assim bonita e charmosa. No verão, as temperaturas elevadas deixam a cidade um pouco abafada, então, vá preparado para o calor. Já no inverno, as temperaturas são amenas e por isso, mais propícias para visitar os campos de flores e plantas ornamentais.

Quantos dias ficar em Holambra

O tempo ideal para ficar em Holambra varia de acordo com as atividades que você deseja fazer por lá. Para quem quer conhecer os principais pontos turísticos e passear pelas ruas floridas e lojinhas, um final de semana é suficiente.

Para viagens estilo “bate e volta”, o roteiro fica mais enxuto e o ideal é começar o passeio cedo para aproveitar o máximo possível.

Já para quem quer participar de eventos específicos ou aprofundar-se na cultura holandesa e no processo de produção de flores, é recomendado um período maior, como um feriadão, isso porque é importante reservar um dia inteiro para aproveitar as atrações e programações especiais!

Campos de Flores em Holambra

Os campos de flores são responsáveis pela maior parte do movimento turístico da cidade. Eles ficam nos arredores do centro e podem ser vistos em diferentes locais.

É importante lembrar que Holambra não vive em uma eterna primavera, e muitas plantas são cultivadas dentro de estufas, o que significa que, dependendo da época do ano, pode não haver flores à vista na paisagem. Esse período de menor floração ocorre principalmente entre março e agosto, exceto por uma exceção: no inverno, entre junho e agosto, é possível ver campos de girassóis floridos.

Existem diversas fazendas com plantações de flores na região que ficam em propriedades particulares, elas geralmente estão abertas à visitação durante a temporada de flores – para visitá-las é necessário contratar um guia turístico em agências da cidade.

No entanto, há também os campos abertos ao público, que cobram uma taxa de visitação para o passeio, como é o caso da fazenda Macena Flores e o Bloemen Park, estes, ficam abertos o ano inteiro.

O que fazer além dos Campos de Flores

Além das Fazendas e Campos de Flores em Holambra, há muitas opções de passeio no centro. São várias atrações que estão próximas umas das outras e podem ser percorridas a pé.

Cantinhos perfeitos para fotos!

Holambra é um lugar repleto de cenários únicos, ideais para fazer vários clicks! Por isso, prepare a sua câmera e explore os diversos pontos coloridos espalhados pela cidade. Não deixe de visitar o Portal Turístico da cidade, com sua arquitetura holandesa encantadora, que é uma parada obrigatória para os visitantes, e a Torre do Relógio, que apesar de não ser aberto para visitação, oferece um cenário super charmoso.

Moinho Povos Unidos

Esse Moinho é um símbolo da cidade e foi idealizado por um arquiteto holandês. Tem cerca de 38 metros de altura e guarda ao longo de seus andares uma exposição sobre a história dos moinhos Holandeses, além disso, em seu deck, você desfruta de uma vista panorâmica da cidade.

Está localizado próximo a uma famosa feirinha de artesanato, que acontece aos finais de semana. Logo ao lado, você verá outro portal da cidade. Um pouco menor do que o que fica na entrada, o Portal do Moinho foi construído em homenagem a um dos fundadores da cidade, Piet Schoenmaker, representado por uma estátua.

Recinto da Exploflora

Durante o período em que a principal festa da cidade não acontece, o centro de eventos permanece fechado. No entanto, do lado de fora, há estátuas temáticas, belos jardins e cenários fotogênicos como o famoso Corredor de Guarda Chuvas.

Boulevard Holandês

o Boulevard Holandês é responsável pelo movimento do centro da cidade, com casinhas coloridas e canteiros de flores, concentra diversas lojinhas, bares e restaurantes.

Rua da Amizade

Conhecida como Rua Coberta, ela tem uma arquitetura temática e sedia os principais eventos da cidade, como o Carnaflores e a festa de Réveillon.

Parques, museus e praças da cidade

  • Parque Van Gogh – Além de possuir réplicas de quadros do pintor espalhadas pelo parque, abriga ainda outros pontos turísticos de Holambra, como a Orla dos Chalés, com lojas e lanchonetes temáticas, e o Lago do Holandês, onde é possível andar de pedalinho. Além disso, o parque oferece uma variedade de atividades ao ar livre, como tirolesa e parede de escalada;
  • Parque Cidade das Crianças – E para quem se pergunta o que fazer com crianças em Holambra, existem muitas atrações super legais, mas este parque é todinho delas! Tem labirinto de arbusto, escalada, parquinho, fonte interativa e muito mais!
  • Memorial do Imigrante – Construído em homenagem a imigração holandesa na cidade, está em uma das principais ruas do centro;
  • Museu Histórico de Holambra – A história da colonização holandesa na cidade é contada em vários ambientes, onde réplicas das casas dos primeiros imigrantes são apresentadas com uma rica coleção de objetos de época e fotografias;
  • Praça Bento Euzébio Tobias – Famosa por seus lindos jardins, coreto e pela placa #Eu Amo Holambra;
  • Praça dos Coqueiros – Ampla e com climinha de interior, é cheia de jardins, fontes e coretos. É uma das praças mais visitadas da cidade pois é lá que está o famoso letreiro de Holambra;
  • Praça da Cachoeira – Cercada de árvores e conhecida por suas pequenas quedas d’aguas que formam um lago;
  • Praça Nossa Prainha – Local perfeito para relaxar, conta com um barzinho, lago, pontes, bancos e um deck ótimo para fazer muitos registros;
  • Praça Vitória Régia – onde os casais costumam prender cadeados no Deck do Amor e apreciar a bela vista do lago Vitória Régia;
  • Praça dos Pioneiros – Bem arborizada, com um belo chafariz e ponto de ônibus de arquitetura holandesa.

Rota das Flores

Holambra foi a primeira cidade do interior de São Paulo a ganhar uma Ciclo Rota. Com uma extensão de 14 quilômetros e dificuldade moderada, a rota oferece paisagens espetaculares e, dependendo da época do ano, você verá uma grande variedade de espécies de flores presentes no caminho.

Vale a pena conferir essa experiência única em Holambra!

Onde se hospedar em Holambra

Embora seja principalmente um local para passeios que duram um dia ou pouco mais do que isso, Holambra oferece algumas boas opções de hospedagem. Se você está sem carro, a melhor opção é ficar no centro da cidade, onde será possível fazer quase tudo andando, exceto as visitas aos Campos de Flores. Desta forma, você estará a curta caminhada dos bares, restaurantes, lojas e principais pontos turísticos de Holambra.

Para aqueles que viajam de carro e preferem um estilo de hospedagem rural, com vistas verdes, piscina, áreas kids e chalés aconchegantes, o Rancho da Cachaça é uma excelente escolha, localizado a pouco mais de 4 km do centro da cidade. Além disso, o rancho possui um restaurante com um forno a lenha que serve deliciosas comidas caipiras. O restaurante está aberto ao público, e você paga um valor fixo para se servir à vontade. Você pode encontrar outras opções de hospedagem em Holambra aqui.

Além das diversas atividades, Holambra também oferece diversas opções gastronômicas com pratos típicos holandeses, como o famoso stroopwafel e o croquete de carne, além de cervejas artesanais produzidas na região! Ou seja, uma ótima opção de viagem para curtir os tantos feriados de 2023!

Aproveite e garanta sua passagem aérea mais barata baixando o nosso app. E caso precise, alugue um carro!

Programa essa viagem e curta o melhor da natureza!

Curtiu essa dica? Compartilha com os amigos 😉