Pular

Gramado: lugares que devem estar no seu roteiro

Situada no estado do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha é um dos destinos mais cobiçados pelos brasileiros. E não é para menos, suas paisagens são surpreendentes! Além disso, tem uma culinária deliciosa e cidades super acolhedoras – Gramado é uma delas!

E, para quem pensa que só vale a pena conhecer essa região durante o inverno, saiba que não é bem assim. Afinal, a cidade é voltada para o turismo, o que garante atrações o ano inteiro.

Quer saber quais são os lugares que você não pode deixar de conhecer por lá? Então dá uma olhada nas dicas que separamos para você!

Qual a melhor época do ano para visitar Gramado?

Gramado é um município com pouco mais de 35 mil habitantes e temperatura média de 14ºC. Embora o inverno seja a estação mais movimentada, devido à possibilidade de neve nos meses mais frios (junho, julho e agosto), as outras estações também são bastante aproveitadas para aqueles que querem fugir do frio intenso. Além disso, entre o final de outubro até o final de janeiro, ocorre o Natal Luz – celebração especial, onde toda a magia da época deixa a cidade ainda mais linda e colorida!

O que fazer em Gramado e Canela?

Quem está em Gramado certamente vai passar por Canela, outro recanto acolhedor da serra gaúcha – elas são coladinhas uma na outra (cerca de 10 minutos de carro). Aliás, tem muita gente que prefere ficar hospedado em Canela, pois os preços são ligeiramente menores e a curta distância pode compensar.

Seja como for, existem algumas coisas que você não pode deixar de fazer nestas cidades:

  • Comer os pratos mais típicos: café colonial e fondue;
  • Ir em um rodízio de pizzas em uma pizzaria temática;
  • Tomar um chocolate quente em uma das várias lojas espalhadas pelas duas cidades;
  • Visitar a produção de uma das fábricas de chocolates. São várias!
  • Conhecer as atrações turísticas mais importantes (saiba mais em seguida).

Atrações incríveis que você precisa conhecer em Gramado e região

Como Gramado é um destino turístico muito requisitado e cada vez mais conhecido, há muito o que fazer por lá. Contudo, a menos que se disponha de semanas, é quase impossível conhecer todas as atrações.

Por isso, selecionamos alguns locais que devem estar em seu roteiro. Confira e já planeja a visita!

Avenida Borges de Medeiros

Uma das principais avenidas de Gramado, é conhecida por abrigar o Mundo de Chocolate – museu que exibe mais de 200 peças feitas de chocolate em diferentes formatos. Além disso, na Borges de Medeiros também se localizam:

  • Rua Emílio Sorgetz, também conhecida como Rua Torta por conta do seu formato característico;
  • Praça das Etnias;
  • Casa do Colono com o melhor da culinária alemã;
  • Rua Coberta que no verão se enche de flores para receber os turistas e, ao longo do ano, é palco de exposições e espetáculos;
  • Palácio dos Festivais, onde se realiza o Festival de Cinema de Gramado;
  • Igreja Matriz São Pedro, construída em pedra e imensos vitrais;
  • Fonte do Amor Eterno, onde os casais podem pendurar um cadeado nas grades.

Cada um desses lugares fica bem pertinho um do outro. Sendo assim, uma caminhada pela avenida é suficiente para conhecer tudo!

Lago Negro

O Lago Negro é um dos primeiros pontos turísticos da cidade, tendo sido criado na década de 1950 após um incêndio que devastou parte da vegetação local. Por iniciativa dos moradores, o lago foi transformado em um centro de lazer. A entrada é gratuita e lá é possível fazer caminhadas, apreciar a paisagem e andar de pedalinho.

Garden Park Gramado

O Garden Park, a mais nova atração de Gramado, fica na linha 28 e tem uma área verde de cerca de 138mil m². É um passeio incrível, repleto de trilhas, cachoeiras, rios e jardins bem cuidados decorados com azaléias, roseiras, carvalhos e lavandas. Além disso, oferece uma ótima estrutura com banheiros e quiosques.

Para desfrutar ao máximo dessa experiência, é recomendado usar roupas e sapatos confortáveis, já que é necessário caminhar bastante. Cada cantinho do parque vale a pena ser explorado. Pura paz!

Snowland

A Snowland é o paraíso para aqueles que desejam experimentar a neve de verdade em qualquer época do ano. Ela oferece diversas experiências como pistas de patinação, áreas para esqui e snowboard.

É, sem dúvida, um ótimo lugar para quem busca o que fazer em Gramado com crianças, pois também possui uma área infantil repleta de aventuras no gelo. O parque é coberto e caso você não tenha roupas adequadas para enfrentar a neve, não se preocupe, pois todo o equipamento pode ser alugado no local.

Mini Mundo

Um mundo reproduzido em miniatura: esse é o Mini Mundo. Em síntese, neste lugar, os visitantes são convidados a dar uma pequena volta ao mundo conhecendo alguns pontos turísticos nas suas versões 24x menor do que o tamanho original. Lá até mesmo as crianças vão se sentir gigantes! Com castelos, igrejas, casas, ruas, carros e pessoas bem pequenininhas, o espaço a céu aberto conquista pela riqueza de detalhes e o charme da vida em miniatura.

Natal Luz

Durante a época do Natal Luz, a cidade de Gramado se transforma em um espetáculo de luzes e magia para receber os turistas. A programação oferece uma variedade de atividades que incluem desfiles temáticos na Borges de Medeiros, apresentações no Palácio dos Festivais e na Rua Coberta, além de um espetáculo emocionante realizado no Lago Joaquina Rita Bier. Algumas apresentações são gratuitas e, para obter informações completas sobre a programação do evento, é recomendável consultar o site oficial.

Para aqueles que visitam Gramado nos meses de inverno, uma ótima notícia – a Aldeia do Papai Noel é uma praça que fica aberta o ano todo! Por isso, se você deseja curtir um friozinho e experimentar um pouco da atmosfera natalina, saiba que, neste espaço, além do Papai Noel, há trenzinho, carrossel, fábrica de brinquedos, neve de espuma e mais uma série de atrativos.

Parque Olivas de Gramado

O parque fica um pouco mais afastado da área central da cidade – o trajeto até lá dura cerca de 25 minutos de carro, mas vale a pena cada quilômetro.

Adquira seu ingresso e tenha acesso a algumas atrações:

  • Degustação de azeites de oliva;
  • Passeio guiado pelas oliveiras do local;
  • Cinema que explica mais sobre a produção de azeite e conservação das árvores;
  • Trilhas autoguiadas;
  • Fazendinha com animais em miniatura (vacas, pôneis, cabras, entre outros);
  • Casa do Hobbit, espaço especial para as crianças;
  • Boutique para compra de azeites e outros produtos feitos à base de olivas.

No Olivas de Gramado você ainda pode fazer refeições como almoço colonial e piqueniques. O restaurante oferece uma comida conectada com as raízes da serra gaúcha e opções de lanches para comer no gramado da propriedade.

Por fim, não deixe de tirar um tempinho para se sentar de frente para o Cânion Pedra Branca e apreciar a beleza deste lugar.

Mundo à Vapor

Durante o trajeto de Gramado para Canela, há uma série de atrações turísticas, e uma das mais tradicionais é o Mundo à Vapor, facilmente reconhecido por sua fachada, que exibe uma réplica de uma locomotiva.

Mas a grande atração está em seu interior. Afinal, o espaço é um museu que narra, de uma forma fascinante, a história das máquinas à vapor – cada etapa das linhas de produção é mostrada em miniatura!

Para quem busca atividades para fazer com crianças em Gramado, o lugar oferece um pequeno passeio de trem pelo bosque. É uma experiência completa e divertida para toda a família.

Parque do Caracol

Para os amantes do ecoturismo, visite este parque! Ele conta com diversas quedas d’água, trilhas e mirantes. Contudo, o destaque é a Cascata do Caracol, com mais de 130 metros de altura. E você pode chegar bem pertinho de sua base! Mas, para isso, é necessário descer cerca de 700 degraus por uma escada que leva até a parte de baixo. Por mais que o esforço seja grande, vale a pena – o cenário é de arrepiar!

Parque da Serra

Seguindo a rota das aventuras, o Parque da Serra complementa a visita do Parque do Caracol. Isso porque, o bondinho com mais de 800 metros de extensão permite uma vista completa da cascata, além de uma visão panorâmica das belezas naturais da Serra!

Skyglass

Para encerrar as atrações de Canela, a Skyglass é a parada certa para os aventureiros. Com uma plataforma de vidro suspensa a mais de 360 metros do chão, seus visitantes desfrutam da vista do Vale da Ferradura e, caso queiram um friozinho a mais na barriga, tem o “Abusado” – um monotrilho com 10 cadeiras que passa por baixo da estrutura envidraçada, deixando as pessoas com os pés no ar!

Vale dos Vinhedos

Embora o Vale dos Vinhedos não esteja em Gramado ou Canela, vale a pena conhecer esta região. Muitas agências de turismo em Gramado oferecem passeios para lá já com transporte do hotel até as vinícolas.

Além disso, alguns pacotes incluem um passeio de trem de Maria Fumaça, são 23 km entre Garibaldi e Bento Gonçalves. Ao longo do trajeto, os passageiros desfrutam da culinária local, apresentações de músicas e danças típicas, além de contemplar as belas paisagens da região.

O que fazer em dias de chuva em Gramado?

Nem sempre a programação sai conforme o esperado e pode acontecer do dia estar chuvoso. Mas, em Gramado, o que não faltam são atividades para fazer em dias de chuva. Existem vários museus e lugares que ficam em ambientes fechados, como é o caso da Snowland já mencionada.

Dentre os passeios para incluir em dias molhados, você pode visitar:

  • Dreamland Museu de Cera – não tão famoso quanto o Museu da Madame Tussaud de Londres, mas é surpreendente, esse museu de cera permite conhecer personalidades famosas em reproduções bem realistas;
  • Harley Motor Show – este bar/museu tem culinária típica norte-americana e uma série de motos Harley Davidson que fazem parte da decoração;
  • Hollywood Dream Cars – conhecido como Museu do Automóvel de Gramado, este lugar abriga dezenas de carros antigos e muito populares na história do cinema dos anos 1920 a 1960;
  • Super Carros – agora, para quem prefere as grandes máquinas automobilísticas atuais, este espaço permite uma experiência completa. Isso porque, além de ver de perto os carros mais incríveis de marcas como Ferrari, Porsche, Lamborghini e outras, você pode dar uma voltinha com um deles;
  • Gatzz – o espaço oferece uma experiência do tipo “dinner show”, onde os clientes desfrutam de um jantar de quatro etapas enquanto assistem a um show inspirado nos cabarés dos anos 1920. Aqui, não se indica levar crianças.

O que fazer em Gramado com crianças?

Tanto em Gramado, quanto em Canela, as crianças podem curtir várias atrações. Até aqui, já foi comentado sobre o Mini Mundo, a Aldeia do Papai Noel e outros lugares que os pequenos podem aproveitar.

No entanto, se você procura por mais opções voltadas para o público infantil, é interessante conferir esses passeios:

  • Vale dos dinossauros – um jardim enorme onde é possível fazer trilhas e se deparar com réplicas de grandes dinossauros;
  • Alpen Park – para quem procura por um pouco de aventura. A estrutura é pequena, mas conta com montanha-russa, trenó para descer a montanha, cinema e mais um playground coberto para os dias chuvosos;
  • Acquamotion – parque aquático de Gramado. Essa estrutura conta com piscinas aquecidas, toboáguas, área infantil e mais uma série de atividades. O diferencial é que boa parte do lugar fica em uma área fechada e climatizada, assim, pode ser aproveitada o ano todo;
  • Gramado Zoo – esse espaço conta com animais nativos da fauna brasileira e permite fazer uma visita noturna, o que é incrível!

Dica extra: visite Gramado e Canela de BusTour

Por fim, se você quer visitar os principais pontos turísticos de Gramado e Canela sem se preocupar com o trajeto, o BusTour é a melhor opção. Como funciona: basicamente você compra uma passagem para um, dois ou três dias e, com ela, pode usar os serviços de ônibus entre as 9h e as 18h do dia escolhido.

Dessa maneira, você pode embarcar e desembarcar em 40 pontos diferentes das duas cidades sempre dentro do horário de funcionamento. Não há limite de quantas vezes pode fazer isso!

Com todas essas opções de passeios, certamente você já está se programando pra embarcar nessa viagem, né?

Use o Voelivre e encontre a melhor opção de passagem aérea para Gramado!

Encontre também hotéis em Gramado, e, se preferir, alugue um carro!

Leia também:

O que fazer no Sul do Brasil? Veja o Guia completo!

O post foi útil para você? Deposita seu sentimento e compartilha 😉