Pular

Documentos para entrar nos EUA 2024/25

Estados Unidos sempre está na lista dos países mais visitados do mundo! Tanto para turismo, estudo, negócios como para novas oportunidades. Se você tem dúvida quais são as documentações necessárias para entrar no país, neste post iremos falar quais são os requisitos de entrada nos EUA.

Documentos obrigatórios

Confira abaixo tudo que obrigatoriamente precisa para viajar para os EUA:

  1. Passaporte – atentar para a data de validade, o documento precisa estar válido até o fim da sua viagem. Mas atenção, alguns lugares exigem que o seu passaporte tenha pelo menos seis meses de validade, então, caso o seu passaporte esteja para vencer nos últimos seis meses, melhor não contar com a sorte e já solicitar um ano novo, antes mesmo da viagem!
  2. Visto americano – a parte mais burocrática da viagem, faça o processo de solicitação com antecedência, as marcações estão sendo bastante demoradas. Para quem já tem visto, fique atento a validade, no Brasil o documento tem validade de 10 anos. Caso esteja com o passaporte vencido, porém nele tenha um visto válido para os EUA, leve na viagem o passaporte vencido com o visto válido e o novo passaporte. Atualmente (julho de 2024), o valor da tarifa para tirar o visto é de 185 dólares, então, se planeje financeiramente também para isso. Saiba o passo a passo de como tirar o visto americano clicando aqui.
  3. Formulário de Declaração Alfandegária 6059B – fornecido pela cia aérea dentro do voo, deve ser entregue para o oficial junto com o passaporte (preencha no avião para economizar tempo). Nele você deve preencher seu nome, data de nascimento, passaporte, número do voo, país de residência, escalas até os EUA, endereço de onde ficará nos EUA, objetivo da viagem e por fim, uma checagem sobre quantidade de dinheiro que você leva, alimentos e itens proibidas que possam estar na sua mala. Responda com responsabilidade e não rasure.

Documentos recomendados

Para que você tenha uma viagem mais tranquila, tanto na entrada ao país, quando durante a sua estadia, existem algumas coisas que, apesar de não serem obrigatórias, são essenciais em sua viagem, confira abaixo quais as recomendações para entrar nos EUA:

  1. Seguro Viagem – apesar de não ser uma exigência, é uma ótima escolha fazer um. O atendimento médico nos EUA custa muito caro, enquanto um seguro viagem normalmente custa cerca de R$20/dia, uma apólice bem escolhida te garante cobertura em caso de extravio de bagagem, atraso de voo e até cancelamento de viagem, caso você tenha uma emergência e precise voltar ao Brasil. Além disso, a imigração verá com bons olhos seu seguro de viagem;
  2. Passagem de volta – a imigração pode solicitar o bilhete de volta, uma forma de comprovar que você não tem intenção de permanecer nos EUA ilegalmente;
  3. Comprovantes de hospedagem ou carta convite – é provável que você não precise mostrar na imigração, mas caso o oficial resolva pedir, você terá em mãos e será bem-visto, caso fique na casa de alguém, solicite uma carta convite à essa pessoa. Agora o que você precisa ter na ponta da língua são os nomes dos lugares onde irá se hospedar, essa é uma das perguntas mais comuns feitas pelos oficiais;
  4. Comprovante financeiro e dinheiro em espécie não existe um valor mínimo para entrar nos EUA, mas é visto positivamente a comprovação de que você tem condições de arcar com todos os gastos da sua viagem. Uma quantia mínima razoável é cerca de $70 por dia, que pode ser comprovado através de dinheiro, cartão de crédito e saldo bancário.

Preciso de algum comprovante de vacina para entrar nos EUA?

Comprovante de vacinação contra Covid-19 – Desde maio/2023 o certificado de vacinação NÃO é exigido para entrada nos EUA.

Comprovante de vacinação contra Febre Amarela – Embora os Estados Unidos não exijam esse certificado para entrada no país, é uma boa prática tê-lo consigo. Assim, caso haja mudanças nas regras ou você faça escalas em outros países, estará preparado.

Para obter o CIVP, siga estas etapas:

1 – Tome a dose integral da vacina contra a febre amarela (pelo menos 10 dias antes da viagem) em um posto de saúde do SUS ou em uma clínica particular de vacinação.
2 – Guarde o comprovante de vacinação, pois você precisará dele para solicitar o certificado.

Lembrando que a validade do CIVP inicia-se 10 dias após a data de vacinação e se estende por toda a vida. Você só precisa tirá-lo uma vez. Se você tomou a vacina a partir de 30/12/2022, o Certificado estará disponível no Meu SUS Digital

Caso queira, confira a lista simplificada de países que exigem o CIVP de febre amarela antes de viajar!

Agora que você já sabe tudo que é necessário para entrar nos Estados Unidos, planeje sua viagem com tranquilidade! Para isso, comece buscando pela passagem aérea e encontre a melhor opção em nossa plataforma Voelivre.

Este post foi útil? Compartilha com alguém que tá precisando dessas dicas 😉