Pular

O que fazer em Salvador

Conhecido como um dos destinos mais procurados por turistas, Salvador é muito lembrada pelo seu carnaval, mas a animação dos baianos permanece presente o ano inteiro. Esta cidade repleta de gente alegre, belezas naturais, arquitetura singular e deliciosa comida oferece inúmeras atividades e lá, você encontrará muitas opções para se divertir.

O que fazer em Salvador? Dicas imperdíveis!

Pensando na melhor experiência para você, confira o que fazer na cidade por entre as diferentes regiões.

1 – Pelourinho e Centro Histórico

Reserve um tempo para conhecer essa região e se enriquecer de história. Lá você vai imergir na cultura baiana, ao experimentar sua culinária, música, arte e apresentações culturais espalhadas pelas ladeiras do “Pelô”, além de conhecer o comércio de rua dos bairros vizinhos.

Separe um dia para curtir o lugar, entrar nas igrejas, museus, comer nos restaurantes típicos e nas barraquinhas de acarajé e, caso prefira, contrate um guia.

Catedral de Salvador

A Catedral Basílica fica no Largo do Terreiro de Jesus, inaugurada em 1648, é uma das igrejas mais antigas do Brasil. Seu interior é decorado com ouro, prata e móveis de jacarandá, vale a pena se deslumbrar com a riqueza do local.

Casa do Carnaval da Bahia

Ao lado da Catedral, a Casa do Carnaval é o museu que conta, de forma lúdica e interativa, a história de um dos maiores carnavais de rua do mundo, o Carnaval de Salvador.

Mercado Modelo

Lá, além das tradicionais barraquinhas de artesanatos locais, estão dois restaurantes com uma pegada mais retrô. A varanda em formato curvado dá uma vista panorâmica incrível da Baía de Todos os Santos.

Elevador Lacerda

Ícone de Salvador, o Elevador Lacerda é o primeiro elevador urbano do mundo e até hoje sustenta o visual art déco clássico. Inaugurado em 1872, liga a Cidade Baixa a Praça Tomé de Sousa, na chamada Cidade Alta, ao desembarcar, você vai contemplar uma das vistas mais bonitas da cidade.

Palacete Tira-Chapéu

Em frente ao Elevador Lacerda, na famosa Rua Chile, o Palacete Tira-Chapéu – recentemente restaurado-, após 15 anos fechado, abre as portas para se tornar um centro gastronômico com restaurantes estrelados, café-teatro e exposições. Hoje já é possível visitá-lo e curtir alguns eventos.

Cidade da Música da Bahia

O emblemático Casarão dos Azulejos Azuis, construído na década de 1850, agora abriga a Cidade da Música. O espaço inaugurado em 2021 celebra a história da música em um fantástico passeio histórico musical. Lá, você encontra exposições, documentários, estúdios de gravação, midiateca e, para quem gosta de soltar a voz, um karaokê!

Solar do Unhão e Museu de Arte Moderna da Bahia

Subindo a Avenida Contorno já se ver a construção. Com salas expositivas, galeria ao ar livre e cinema, é considerado o principal espaço de arte contemporânea da Bahia. Lá acontecem eventos artístico culturais e o famoso JAM no MAM, um espaço democrático para ouvir – e tocar – jazz com “sotaque baiano”. Vale a pena experimentar essa mistura!

2 – Cidade Baixa

Outra região famosa, a Cidade Baixa deve estar na sua lista de visitação.  

Igreja Nosso Senhor do Bonfim

O santuário é uma das mais tradicionais igrejas católicas da cidade, dedicada ao Senhor do Bonfim, padroeiro dos baianos e símbolo do sincretismo religioso. É lá onde você vai amarrar as clássicas fitinhas e fazer as fotos do gradil todo coberto por elas! Além disso, na segunda quinta-feira do ano, acontece a Lavagem do Bonfim, uma das maiores manifestações populares do estado.

Forte de Mont Serrat

Considerado como uma das obras militares mais bonitas do período colonial, lá você pode visitar o Museu das Armas e contemplar o pôr do sol na Ponta de Humaitá. Por fim, refresque-se com um delicioso sorvete na Sorveteria da Ribeira. 

Solar Amado da Bahia

O Solar Amado é um casarão construído no final do século XIX, e após anos de depredação foi restaurado, e hoje, abriga o Museu do Sorvete, incentivando o lazer e a cultura em um dos bairros mais charmosos e autênticos da Cidade Baixa.

3 – Dique do Tororó

Outro cartão postal conhecido da cidade, no Dique, é possível praticar esportes, pescar, andar de pedalinho e admirar as famosas esculturas de Tati Moreno, que representam os Orixás do Candomblé, religião comum no estado da Bahia.

4 – Barra

Este bairro fica localizado na orla marítima da cidade, que está toda revitalizada. Você pode fazer uma caminhada contemplando a vista e aproveitar para conhecer seus principais atrativos. Se preferir, alugue uma bike.

Farol da Barra

Um dos mais conhecidos cartões postais da cidade, o Farol faz parte do Forte Santo Antônio da Barra, que abriga o Museu Náutico da Bahia, que foi construído, antes mesmo da cidade de Salvador ser fundada! Aproveite e tome um delicioso banho de mar e faça lindas fotos! Depois caminhe até o morro onde fica o monumento do Cristo, uma vista e tanto!

Porto da Barra

A água mansa faz o banho de mar do Porto ser o queridinho dos moradores e turistas, um lugar ideal para a prática de SUP e caiaque. O pôr do sol é fantástico! Em seu entorno, aproveite para conhecer mais dois Fortes que abrigam o Museu da Fotografia, no Forte de Santa Maria e o Espaço Carybé, no de São Diogo.

5 – Rio Vermelho

Conhecido pelo clima boêmio e por uma vibe badalada e eclética, o bairro, localizado também na orla da cidade, fica animado no final da tarde quando os bares se enchem de gente.

Vila Caramuru

O antigo Mercado do Peixe é um ponto de encontro tradicional de soteropolitanos e turistas, o local reúne dezenas de bares e restaurantes, alguns com música ao vivo. Aproveite também para assistir ao pôr do sol à beira mar. 

Casa do Rio Vermelho

Última casa onde os escritores Jorge Amado e sua companheira, Zélia Gattai, viveram, A Casa do Rio Vermelho, além da sua arquitetura acolhedora, é um memorial super rico que conta a história da vida e obra do casal.

Mercado do Rio Vermelho

Aproveite que está na região e conheça o Mercado do Rio Vermelho, chamado comumente de Ceasinha. Ele é um centro de compras onde pode-se encontrar peixarias, hortifrutis, artesanato e uma praça de alimentação.

Praia do Buracão

Praia de mar agitado e pouca areia, mas dá para alugar um sombreiro, curtir o visual e o barulhinho das ondas do mar. Seu paredão e escada de acesso coloridos com grafites e mosaicos deixa esse pedacinho de orla ainda mais charmoso. Com vista para a praia, é possível se deliciar com comidinhas e drinks diferenciados no Blue Praia Bar.

6 – Praias mais distantes do centro da cidade

Se você quer incluir mais praias em sua visita a capital baiana, a cerca de 25 km do centro da cidade e pertinho do aeroporto, existem ótimas opções.

Itapoã

Conhecido pela música de Vinícius de Morais, pela marcante estátua da sereia e o farol de Itapoã, lá você conhece também o Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté. Se busca uma praia tranquila e calma para ir com crianças, uma dica é a Rua K, muito conhecida pelos soteropolitanos.

Stella Maris

Mar de maré baixa e água morna e, a depender da época, formação de piscinas naturais, o que te rende um delicioso banho de mar! É uma praia tranquila e, além disso, possui opções de barracas com bastante estrutura.

Praia do Flamengo

Considerada uma das praias mais limpas de Salvador, faz fronteira com a cidade de Lauro de Freitas. Possui ondas e é uma ótima parada para quem gosta de praticar surfe. Possui barracas bem equipadas e por estar ao lado da praia de “Stella”, preserva características semelhantes. Se busca um pouco mais de agito e infraestrutura, estas duas praias são ideais para você.

Esses são alguns pontos que você deve conhecer em Salvador, escolha aqueles que mais te agradam ou, se possível, vá em todos eles! 🙂 

Busque passagens aéreas para Salvador em nosso site e encontre as melhores promoções de passagem!

Encontre aqui também sua hospedagem, reserve um seguro viagem – nossos leitores tem desconto 🙂 e, caso queira, alugue um carro!

Curtiu nosso post? Compartilha e envia para alguém que está pensando em viajar 😉