Pular

O que fazer em Bariloche: dicas imperdíveis!

Cercado por rios, lagos e montanhas, a cidade de San Carlos de Bariloche nos cativa em qualquer época do ano.

Localizada na Patagônia Argentina, Bariloche fica a 1,600 km da cidade de Buenos Aires, da qual, de avião rende uma viagem rápida de 2 horas.

A cidade está localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, abrigando visuais de tirar o fôlego, experiências únicas, tanto para grandes grupos, famílias e casais.

Confira abaixo algumas dicas para ter uma viagem inesquecível e conhecer mais um pouquinho desse destino tão único!

O que fazer em Bariloche no verão?

A estação mais quente do ano é também aquela que menos atrai turistas brasileiros, porém é bastante procurada pelos argentinos.

Que tal sair do comum e desfrutar do céu azul e um sol de verão?

De dezembro a março a temperatura máxima chega aos 30º C, mas a noitinha a temperatura pode cair um pouco e, por isso, não deixe de levar um agasalho.

Além disso, esse período se caracteriza por apresentar menos chuvas e ventos mais brandos.

Este é o período perfeito para você conhecer as praias e as cidades vizinhas, aproveitar a natureza e se deliciar com a gastronomia local.

Abaixo listamos alguns locais que você não pode deixar de conhecer!

Lago Nahuel Huapi e Isla Victoria

Caminhar pela margem do Lago Nahuel Huapi é uma das atividades obrigatórias para quem está indo à Bariloche, principalmente porque é ele que banha a cidade. Com águas de origem glaciar, ele possui uma coloração azulada intensa, da qual pode ser aproveitada durante o verão pelos mais corajosos.

Ah, aproveite para conhecer também a Isla Victoria e o Bosque de Arrayanes de barco, lá, você tem um visual panorâmico incrível da cidade além de apreciar de perto a fauna e a flora da região patagônica. 

À beira do lago, há diversas praias deslumbrantes. Se você curte esportes aquáticos, lá encontrará opções como como windsurf, kitesurf, caiaque e mergulho.

A Praia do Centenário é a mais próxima ao centro, por isso, fica mais cheia. Já a Praia Bonita, que fica a 8 km do centro, oferece águas calmas e é ótima para caiaque e mergulho.

Não deixe de visitar também a Praia Serena que é uma das mais belas e perfeita para apreciar o pôr do sol. Caso tenha mais tempo, há também outras opções que incluem a Praia Melipal e a Praia Villa Tacul, cada uma com suas particularidades.

Trilhas em Bariloche

Bariloche reserva surpresas incríveis para os amantes da natureza. E convidamos você a desfrutar de toda essa beleza através das trilhas! Você pode optar pelas mais desafiadoras e extensas ou as mais leves e curtas.

Existem muitas trilhas, por exemplo, as do Parque Nacional Nahuel Huapi, mas lembre-se de que é necessário fazer um registro para realizar os trekkings.

O site do Parque também oferece um mapa com todas as trilhas disponíveis.

Abaixo 3 trilhas com um nível considerado fácil para você começar a se planejar! 🙂

  • Trilha de Cerrito Llao Llao e Villa Tacul
  • Trilha Bahía López
  • Trilha do Lago Escondido

Os cerros de Bariloche no verão

Situada próxima à Cordilheira dos Andes, Bariloche é cercada por montanhas que oferecem acesso aos visitantes tanto por teleféricos quanto por trilhas a pé.

Embora os Cerros sejam a principal atração no inverno, alguns valem a visita em outras épocas do ano também.

  • Cerro Otto: o Cerro Otto fica apenas a 5 km de Bariloche, onde sua subida de 2,100 metros é feita com teleférico com direito a uma bela vista da cidade. Não deixe de curtir uma guloseima ou um cafézinho na Confeitaria Giratória, que possui esse nome pelo giro de 360º em seu eixo em 40 minutos;
  • Cerro Campanário: já o Cerro Campanário fica a 35 quilômetros da cidade, portanto, é preciso mais tempo – mas vale a pena!- para aproveitar a vista dos vales, lagos e montanhas da região. A ida até o local pode ser feita a pé, por cerca de 30 minutos, ou em 7 minutos utilizando o teleférico local.

Rota dos 7 Lagos

Reserve um dia em seu roteiro para fazer a Rota dos 7 Lagos, conhecida como uma das estradas mais bonitas da Patagônia.

A dica aqui é alugar um carro para fazer esse trajeto com mais comodidade, que começa em Villa La Angostura e é finalizado em San Martin de Los Andes.

Esse passeio pode ser feito em apenas um dia, porém, vale a pena destacar que o caminho é longo: são quase 400 km!

É comum que as pessoas façam o trajeto apreciando o visual e passando a noite em uma das cidadezinhas, assim, podem curtir o visual com mais calma e atenção.

As cervejas artesanais de Bariloche

Se aprecia cervejas, não deixe de experimentar as produzidas na região. Algumas cervejarias não apenas são especialistas em cervejas artesanais, mas são premiadas mundialmente.

Alguns bares/cervejarias bem avaliadas da região são:

  • Manush: a seleção das cervejas é bem diversificada, além disso, oferecem opções gastronômicas como hamburgueres deliciosos!
  • Ice Bariloche: aqui o foco não é exatamente a cerveja – apesar de terem também ótimas opções-, mas vale a pena a experiência de sentar em uma bar feito todo de gelo e curtir um friozinho, mesmo no verão 😉

O que fazer em Bariloche no inverno?

Bariloche no inverno assume um ar gelado, com ventos fortes e generosas camadas de neve para receber os visitantes que amam esta estação e lotam a cidade.

Esse período de frio intenso se estende de junho a setembro e as temperaturas frequentemente ficam abaixo de 0º C.

Os passeios que mencionamos acima também são super viáveis durante o inverno, e vão proporcionar experiências e visuais bem diferentes!

Circuito Chico

Um dos passeios mais tradicionais da cidade, o Circuito Chico te dá uma visão geral de Bariloche, onde pode ser feito tanto no inverno quanto no calor.

O passeio tem o tempo de duração entre 3 até 4 horas, mas, você também pode alugar um carro e fazer por conta própria.

São cerca de 60km que inicia-se no centro da cidade, passando pelos demais pontos, que são:

  • Centro da cidade;
  • Lago Nahuel Huapi;
  • Cerro Campanário;
  • Panorâmica Point;
  • Vista do Lago Moreno;
  • Vista do Cerro Tronador;
  • Vista do Lago Escondido;
  • Capela San Eduardo;
  • Puerto Pañuelo.

No meio do caminho você vai conhecer muitas lojinhas, restaurantes, cervejarias e pode apreciar uma bela vista da cidade e uma visão do dia a dia dos moradores locais.

Museu do Chocolate

Da fábrica famosa de chocolates Havanna, no museu você poderá conhecer mais sobre o processo de fabricação e história dos chocolates.

A marca é muito conhecida não somente de forma local, mas também em todo o mundo pela sua qualidade e sabores inesquecíveis.

E convenhamos, não há nada melhor do que um chocolate no frio, não é mesmo?!

Onde esquiar em Bariloche

Se for para Bariloche durante o inverno, é preciso tirar algum dia para – literalmente -, se jogar na neve! E não se preocupe, em todas as estações é possível alugar suas roupas para neve e equipamentos para conseguir se divertir e não passar frio. Vamos nessa?

  • Cerro Catedral: localizado a 20km do centro da cidade de Bariloche, o Cerro Catedral é a maior estação de esqui do hemisfério Sul. Lá, você poderá encontrar várias plataformas de esqui para diferenciados níveis de experiência, tanto para grupos, quanto para modalidades particulares;
  • Piedras Blancas: se procura o que fazer com crianças em Bariloche, com toda certeza Piedras Blancas é uma ótima opção quando o assunto é estação de esqui. Por lá a diversão é garantida, tem tirolesa,  esquibunda,  trilha, trenó e outras atividades de inverno, sem contar a belíssima vista do alto da cidade!

Villa La Angostura

A Villa La Angostura é uma cidade perto de Bariloche, lá, você pode curtir restaurantes super bonitinhos e paisagens únicas.

Uma das possibilidades é subir o Cerro Bayo, onde possui uma estação de esqui renomada, além do visual incrível da neve abundante da região.

Muitas pessoas escolhem dormir alguns dias no local, enquanto outras fazem um bate e volta rápido.

Bem, essas são algumas das principais dicas e pontos turísticos que você deve incluir em sua visita até Bariloche, portanto, não deixe de anotar aquelas que mais gosta.

Vale a pena se programar para curtir Bariloche nessas duas estações e sentir e aproveitar tudo o que a cidade oferece.

Além disso, fique sempre de olho no blog do Voelivre para saber mais ideias sobre seu próximo destino e aproveitar as melhores promoções de passagens!

Com o app Voelivre você pode cadastrar até 10 alertas e ser notificado assim que uma promoção relâmpago é identificada. Garanta sua passagem aérea para Bariloche – baixe agora o app!