A capital lusitana é um destino muito procurado por nós brasileiros, e isso não é por acaso.
Percorrer suas ruas e ladeiras, conhecer a cultura através de castelos e monumentos e contemplar cenários espetaculares é maravilhoso, mas Lisboa não é apenas uma cidade bonita e aconchegante: sua gastronomia vai tornar a sua viagem ao outro lado do Atlântico ainda mais inesquecível!
Quais são as comidas típicas de Lisboa?
A culinária portuguesa é extremamente saborosa, diversificada e farta. Vai muito além do tradicional bacalhau e do famoso pastel de Belém. Os frutos do mar e outros pratos inusitados também fazem parte dos menus e certamente vão te render uma incrível experiência gastronômica. Além disso, em Lisboa você vai saborear diversos tipos de pães, queijos e vinhos maravilhosos e o melhor, a preços justos!
Abaixo selecionamos alguns dos pratos e quitutes mais famosos por lá.
1 – Bacalhau
Este certamente está na ponta da língua de todos que passam e pretendem passar por Lisboa.
Por isso, não dá para falar da culinária portuguesa sem começar pelo emblemático peixe saboroso e versátil que pode ser consumido em diferentes receitas: bolinhos, pastéis, pataniscas, desfiado (Bacalhau à Brás), em lascas (Bacalhau à Gomes de Sá), ou em postas (Bacalhau à Lagareiro).
Além das preparações tradicionais, há várias versões criativas, quando estiver por lá, não deixe de saboreá-las! 😛
2 – Mariscos e frutos do mar
Essas iguarias são abundantes em águas portuguesas (que sorte!) e por isso são tão presentes em sua gastronomia. São eles:
- Polvo;
- Sardinha;
- Ostras;
- Berbigões;
- Amêijoas;
- Camarões enormes;
- Caranguejo gigante (santola).
Todos eles são encontrados facilmente nos restaurantes e tascas espalhados pela cidade e servidos de diferentes maneiras.
3 – Pasteis de nata
O mais famoso, o clássico dos clássicos!
Não há quem passe pela capital sem se deliciar com este quitute português. Ele está presente em todas as pastelarias da cidade – chamadas padarias no Brasil. O curioso é que o pastel de nata só pode ser oficialmente chamado de Pastel de Belém no bairro de Belém.
Alguns locais para provar essa delícia: Manteigaria e Pasteis de Belém
4 – Outros pratos típicos de Portugal
Estes não são bem preparos típicos de Lisboa e sim de outras cidades portuguesas, mas você facilmente encontrará esses pratos pelos bares e restaurantes da cidade.
- Arroz de Pato – arroz bem molhadinho com pato desfiado e fatias de chouriço;
- Caracol – temperados com azeite, alho, cebola e ervas e acompanhado de fatias de pão. É um petisco comum servido em bares e restaurantes especialmente no mês de maio;
- Prego – sanduiche típico português feito com bife fininho bem batido – como um prego!
- Bifana – sanduíche simples com pão e carne de porco frita;
- Castanhas assadas – no inverno português você certamente encontrará em todos os carrinhos de castanhas os dizeres “quentes e boas”. A melhor verdade para enfrentar aquele friozinho;
- Ginginha – como um licor, feito com ginja (um fruto que lembra a cereja). Quando lhe perguntarem “com ou sem elas?” diga, com elas! Confia:) – isso porque a bebida é servida com ou sem a frutinha no fundo do copo. Tomar um copinho depois das refeições ajuda na digestão!
Locais para comer em Lisboa
Não basta saber o que comer em Lisboa, por isso preparamos para você dicas de onde comer em Lisboa por entre diferentes tipos de passeios gastronômicos, confira:
1 – Mercados e points que concentram diversas opções
Como em toda grande cidade, existem alguns locais que podemos viver muitas experiências em um só endereço, confira!
- Time Out Market – localizado no Mercado da Ribeira, no Cais do Sodré, é uma grande atração turística para os amantes da gastronomia em todo o mundo. É uma espécie de praça de alimentação enorme onde estão reunidos pratos de renomados chefs de Portugal por um preço mais acessível. O ponto negativo é que está sempre muito cheio;
- Lx Factory – espaço aberto e mais contemporâneo, cheio de lojinhas, bares, restaurantes e uma agenda cultural super animada! Está localizado numa área industrial abandonada que se tornou um dos pontos mais legais de cultura e gastronomia de Lisboa;
- Mercado da Baixa – feira que acontece em datas específicas bem no centro da Praça da Figueira. Ali estão reunidos produtos como queijos, conservas, vinhos e muitas outras delícias portuguesas. É uma ótima opção para lembranças e fazer lanches mais rápidos. Confira aqui o calendário da feira
- Doca de Santo Amaro – em Alcântara, mais precisamente no porto de Lisboa você encontra uma zona de lazer toda revitalizada e, o melhor, às margens do Rio Tejo. Lá estão diversos restaurantes para todo tipo de gosto, você vai encontrar desde a culinária japonesa à pizza;
- Rua Cor de Rosa – pertinho do Time Out Market, é o lugar para quem procura mais agito, com opções de bares e boates.
2 – As tascas de Lisboa
São pequenos restaurantes, geralmente muito acolhedores, espalhados por todos os lados da cidade. São bastante frequentadas pelos lisboetas. Uma boa tasca se resume a gastronomia tradicional, muito sabor, simplicidade, fartura e carisma.
Uma das tascas mais indicadas é a Zé da Mouraria, mas não faltam opções – Zapata, Zé dos Cornos, Casa da Índia, Tasca das Flores, Tascardoso, Bifanas no Afonso e outras dezenas para você escolher e se deliciar!
3 – Os clássicos restaurantes de Lisboa
Estes restaurantes, comparados com as tascas, tem um valor de refeição mais elevado, os que indicaremos aqui são chamados marisqueiras, que servem diversos tipos de frutos do mar, e os mais famosos que servem o bacalhau típico português. Podemos garantir, vai valer muito a pena!
- Cervejaria Ramiro;
- Solar dos Presuntos;
- Cervejaria Ribadouro;
- Pinóquio;
- Marisqueira do Lis;
- A Casa do Bacalhau;
- Laurentina.
4 – Os modernos e queridinhos de Lisboa
Aqui fizemos uma lista dos restaurantes mais falados por quem passa pela capital portuguesa, são locais de culinária variada como casas especializadas em carnes, comida mediterrânea, asiática e até mesmo pizzaria.
- Cervejaria Trindade;
- Restaurantes do Chef José Avillez – Bairro do Avilezz, Cantinho do Avilezz, Belcanto e o vegetariano Encanto;
- A Cevicheria;
- Sea Me;
- Federico;
- Rocco;
- O Frade;
- Lost In;
- Boa Bao
- Zero Zero;
- 100maneiras;
- Senhor Uva – opção vegana.
Agora que você já tem uma ideia do que comer na capital portuguesa, não deixe de conferir o que fazer em Lisboa além dos bares e restaurantes!
Encontre a melhor opção de passagem aérea em nossa plataforma!
Gostou? Então coloca este post nos seus favoritos, compartilha com os amigos e já programa essa viagem!