Pular

O que fazer em Lisboa? Confira os principais pontos turísticos!

Portugal é um dos destinos mais procurados por turistas ao redor do mundo, em especial pelos brasileiros, devido à proximidade linguística entre os dois países. E sua capital, Lisboa, se destaca por sua arquitetura, história e beleza. Além disso, há uma infinidade de passeios e atrações para desfrutar, tornando esta viagem irresistível!

A melhor maneira de explorar Lisboa é a pé. Para ajudar, preparamos uma lista das principais atrações de cada região – monte o seu roteiro e curta tudo que a cidade tem a oferecer. Bora conferir?

1 – Bairro Alto

Com uma grande variedade de bares e restaurantes, o Bairro Alto é o lugar ideal para quem busca agito durante a noite. No entanto, este bairro é muito mais que isso, é lá que fica a rua mais fotografada de Lisboa, a Rua da Bica! Isso se deve ao cenário único das casinhas coloridas e pequenas varandas floridas, que podem ser apreciadas enquanto se desfruta dos inúmeros cafés espalhados pela região.

Para aqueles que desejam mesclar história com lazer, é imperdível a visita ao Museu e à Igreja de São Roque. Confira abaixo suas principais atrações:

Elevador da Bica

O Ascensor da Bica é um dos elevadores mais tradicionais de Lisboa, inaugurado em 1892, até hoje funciona em perfeitas condições. Ainda que seja um passeio rápido, oferece uma vista panorâmica do Rio Tejo e das construções típicas do bairro. Vale a pena!

Elevador da Glória

Já este elevador, não é apenas uma atração turística, mas uma alternativa para chegar ao bairro e subir em um dos seus miradouros. O trajeto leva cerca de 5 minutos e tem uma vista fantástica.

Miradouros do Bairro Alto

  • Miradouro de São Pedro de Alcântara
  • Miradouro de Santa Catarina

2- Baixa de Lisboa

A região é plana e por isso você conhece seus principais pontos a pé, tranquilamente. A caminhada por si só já é uma delícia! Veja aqui o que tem para fazer neste bairro tão emblemático.

Praça do Comércio de Lisboa

Também conhecida por Terreiro do Paço, é uma das maiores praças da Europa!

Arco da Rua Augusta

O arco foi projetado após o terremoto que acometeu Lisboa em 1755 e sua construção só foi finalizada no século seguinte. E sabia que é possível subir no Arco? E olha, a vista lá de cima é belíssima!

Rua Augusta

O calçadão mais famoso de Lisboa, a Rua Augusta vai da Praça do Comércio até a Praça do Rossio. Passeando por ela você vai encontrar muitas opções de restaurantes, confeitarias e lojas famosas.

Elevador de Santa Justa

Ele liga a Baixa de Lisboa ao bairro Chiado, se você está nesta região, certamente ele não passará em branco. Isso porque ele se destaca pela sua arquitetura imponente.

3 – Alfama

Suas escadarias, ruas e vielas são famosas por carregar muita história através das suas antigas construções. Além disso, Alfama conta com ótimos bares e restaurantes, apresentações de fado e, para completar, de lá você tem uma vista espetacular de toda a cidade.

Para chegar até o bairro de Alfama, nada mais tradicional do que subir em um eléctrico, e a linha que dá acesso à região é o famoso eléctrico 28. Isso porque, os bondinhos ainda mantêm suas características originais- devido às ruas estreitas do percurso-, o que torna a atração turística ainda mais charmosa.

Miradouros de Alfama

  • Miradouro da Senhora do Monte
  • Miradouro de Santa Luzia

Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge é um monumento icônico situado em uma área elevada de Lisboa, sendo visível de vários pontos da cidade. Foi construído pelos mouros para proteger a capital. Além disso, possui onze torres, belos jardins e mirantes com vistas incríveis!

Nesta mesma região, mais precisamente no bairro de São Vicente, visite a Igreja São Vicente de Fora, o Panteão Nacional e a famosa Feira da Ladra.

4 – Belém

Imperdível! Isso porque, é lá que fica grande parte das atrações mais famosas de Portugal e seus monumentos emblemáticos. Além disso, o bairro também é conhecido pelo delicioso Pastel de Belém. Veja o que fazer na freguesia – bairro para os brasileiros 🙂

Torre de Belém

Situada às margens do Rio Tejo, a Torre de Belém é uma das atrações turísticas mais visitadas em Portugal. Construída no século XVI, funcionava como fortaleza contra invasões e ataques. Uma de suas estruturas decorativas mais famosas é a escultura de um rinoceronte.

Mosteiro dos Jerónimos

Fica na Praça do Império e foi construído em 1502. Além da belíssima igreja – referência arquitetônica do estilo manuelino -, o monumento conta com os túmulos de grandes nomes como Vasco da Gama, Fernando Pessoa e Luís Vaz de Camões.

Padrão dos Descobrimentos

Este monumento foi construído em homenagem ao Infante D. Henrique. Com uma altura de 50 metros, é possível subir até o topo do Padrão e desfrutar de uma bela vista panorâmica da zona de Belém e do rio Tejo.

Palácio Nacional da Ajuda

O Palácio foi a última moradia oficial da família real portuguesa. Para quem leu o livro de Laurentino Gomes – 1808, que retrata a transferência da corte portuguesa para o Brasil, é uma verdadeira viagem no tempo.

Pastéis de Belém

Podemos dizer que essa receita tipicamente portuguesa de pasteis recheados com nata também é uma atração turística da cidade! É obrigatória uma visita a algum dos locais que vendem esse doce maravilhoso :p

Museus do bairro

  • Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT);
  • Museu Nacional dos Coches;
  • Museu Nacional de Arqueologia;
  • Museu da Marinha;
  • Museu Coleção Berardo.

5 – Parque da Nações

O Parque das Nações surgiu em 1998 após a revitalização da região feita para abrigar a tradicional Expo Mundial – antes o local era uma zona industrial pouco habitada. Após o evento, todas as construções foram mantidas e hoje, o bairro é um dos mais modernos da cidade. Chegando pela estação Oriente em Lisboa, seja de trem, metrô ou ônibus -, por si só já é uma atração. Por fim, o bairro é de fácil locomoção e bem-preparado para que você tenha um passeio super agradável!

Oceanário de Lisboa

Com diferentes espécies de animais e plantas, o local traz a sensação mágica de poder observar o que acontece no fundo do oceano, em um aquário de 5 milhões de litros de água salgada, um ambiente divertido para todas as idades!

Teatro Camões

Ao lado do Oceanário, o Teatro Camões possui uma linda arquitetura e é um espaço cultural dedicado à música e a dança.

Pavilhão do Conhecimento

Museu interativo com exposições e atividades com foco na experimentação da ciência e tecnologia.

Teleférico do Parque das Nações

Uma das vistas panorâmicas mais lindas da cidade, são cerca de 1,2 km percorridos por cima do Rio Tejo. De lá de cima é possível ver, por exemplo, a Doca dos Olivais, o Pavilhão de Portugal, a Torre Vasco da Gama, dentre outras belíssimas construções do Parque das Nações.

Passeando pelo Parque das Nações você certamente vai se deparar com algumas esculturas bem interessantes, aproveite para fazer alguns clicks!

Lisboa é uma cidade cheia de encantos e com muito o que fazer e visitar além do Centro Histórico. Caso tenha mais um tempinho por lá, visite outros museus, como por exemplo, o Museu Nacional do Azulejo, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Calouste Gulbenkian e ainda, se for fã de futebol, o Museu Benfica – localizado no Estádio do Sport Lisboa e Benfica.

Por fim, escolha os locais que mais se identifica e aprecie essa cidade, onde a atividade mais prazerosa é simplesmente se deixar levar por suas ruas, calçadas, subidas e descidas. E agora que você já sabe o que não pode deixar de visitar em Lisboa, complete seu roteiro com o nosso post locais para comer em Lisboa.

Programe essa viagem e comece buscando passagens aéreas para Lisboa em nossa plataforma Voelivre.

Encontre aqui também sua hospedagem, reserve um seguro viagem e, caso prefira, alugue um carro!

Gostou do post? Compartilha para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao nosso conteúdo! 🙂