Pular

Conheça os números e códigos para viajar de avião

Quem nunca se confundiu ao se deparar com todos esses números e códigos? Fizemos uma lista dos mais utilizados pelos passageiros e nos aeroportos, para que servem e quais diferenças entre eles.

1 – Número de pedido

Gerado pela agência de viagem assim que você faz a reserva do voo, mas ainda não é a confirmação de que a passagem foi comprada. Mas por quê? Toda empresa precisa passar por um processo de validação de pagamento que consiste em medidas para evitar fraudes, isso pode levar algumas horas. Após a validação, e estando tudo certo, a empresa confirma a compra da sua passagem e gera o código de reserva ou localizador.

2 – Código de reserva ou localizador

Também conhecido como PNR (Passenger Name Record), o localizador é um código exclusivo para cada reserva e é composto por letras e/ou números. Esse código é fornecido pela empresa assim que o pagamento da passagem é confirmado. Ele serve para identificar de forma única cada reserva. Por exemplo, imagine que você acessa o site de uma empresa e compra uma passagem para três adultos. Ao concluir a compra, você recebe um único localizador. Com  ele, é possível verificar o status do voo e os nomes dos três passageiros da reserva. Além disso, é com esse código que você realiza o check-in antes do voo. É a sua chave para acessar todas as informações e serviços relacionados à sua viagem.

3 – Número de bilhete

Chamado também de bilhete eletrônico (TKT ou e-Ticket) é um código composto por 13 dígitos, onde os três primeiros identificam a companhia aérea. Ele é único para cada pessoa. Este número é usado para, por exemplo, ganhar pontos nos programas de fidelidade.

4 – Número de voo

É o código do voo da companhia aérea em que viajamos e aparece em nosso cartão de embarque. Este código é único para todos os passageiros de um determinado voo e é importante para poder rastrear o voo. Com ele, por exemplo, você consegue identificar rapidamente no painel do aeroporto, o status do voo e o portão de embarque.

5 – Cartão de embarque

Ele é único por passageiro e contém todos os dados da sua viagem, como nome, origem e destino, hora e data do embarque, portão de embarque, nome da companhia aérea, número do voo, dentre outros. É ele que você recebe após realizar o check-in e que você apresenta, junto com seu documento de identificação, para entrar na aeronave.

Agora que já sabe tudo isso, que tal começar a planejar uma viagem? Baixe o app Voelivre e encontre as melhores promoções de passagens aéreas!

Não esquece de compartilhar com alguém que tá precisando dessa dica! 🙂