Pular

Curitiba: principais pontos turísticos

Situada na região sul do Brasil, no estado do Paraná, Curitiba é uma cidade repleta de atrações turísticas e é considerada a capital mais fria do país. Quem visita a cidade deve estar preparado para a inconstante previsão do tempo. Isso porque, é comum que, em um mesmo dia, esteja frio pela manhã, calor ao meio dia, chuva a tarde e céu estrelado à noite. Então, prepare sua mala com roupas das quatro estações e conheça a seguir os principais locais para visitar!

O que visitar em Curitiba?

O turismo curitibano é muito bem estruturado e a cidade dispõe de um excelente sistema de transporte público. Além disso, a capital paranaense convida você a conhecer seus principais pontos turísticos a bordo do famoso ônibus de dois andares, a Linha Turismo.

Dessa forma, é possível percorrer diferentes locais de maneira prática e fácil – o ônibus faz um roteiro bastante completo, e conta com várias opções de horários e rotas de parada. Conheça todas as paradas que a Linha Turismo oferece.

A seguir, listamos algumas das principais atrações de Curitiba, organizadoa por diferentes temas. Confira:

1- Parques e bosques: Curitiba, cidade verde! 

Se existe uma coisa que o curitibano gosta de fazer é ir ao parque, a cidade oferece mais de 60 m² de área verde por pessoa! E você sabia que essa ampla área verde e os seus lagos não têm apenas um papel decorativo? Eles auxiliam na prevenção das enchentes causadas pelas chuvas intensas que, no passado, alagavam a cidade.

Lá são mais de 30 parques e bosques abertos à visitação. Com isso, Curitiba hoje é considerada uma das cidades mais verdes do país, um exemplo inspirador!

Confira abaixo alguns dos principais que você não pode deixar de visitar:

  • Jardim Botânico – sem dúvida, o principal cartão-postal da cidade. Logo na entrada, você vai ver um lindo tapete de flores, que te dá boas-vindas em grande estilo. Com estufa de vidro inspirada no Palácio de Cristal de Londres, lá são encontradas muitas espécies botânicas e uma fonte de água;
  • Parque Tanguá – do alto do mirante de 65 metros, os visitantes irão contemplar o espetáculo do mais belo pôr do sol de Curitiba;
  • Parque Barigui – morada das famosas capivaras de Curitiba. O parque é um dos mais frequentados pelos moradores e lá você encontrará bastante estrutura como restaurante, pavilhão de exposições, o Museu do Automóvel e muita área para prática de esportes;
  • Ópera de Arame – a Pedreira Paulo Leminski é onde bandas mundialmente conhecidas fazem seus shows, além de outras atrações disponíveis para conhecer e, claro, muito verde!

Se deseja ainda unir os passeios pelos parques à história, vá ao Bosque Papa João Paulo II, Bosque Alemão, Parque Tingui e Passeio Público. Além de uma agradável caminhada, nestes lugares você vai encontrar memoriais e homenagens aos imigrantes de outros países.

2 – Centro Histórico: Curitiba: terra de muitos povos!

A capital do estado do Paraná tem sua população formada por inúmeras culturas. Por isso, não deixe de visitar o centro histórico, neste passeio é possível visitar prédios que marcam os séculos passados e que deram origem à antiga Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, atual Curitiba.

O Largo da Ordem é um excelente ponto de partida para uma caminhada no centro e uma ótima maneira de entender o crescimento da capital paranaense.
Ao percorrer suas ruas de pedra, você encontrará museus, memoriais e teatros que vão te ajudar a conhecer mais sobre a cidade. Há muitas opções como essas espalhadas por toda a região, então selecionamos alguns dos mais visitados para você:

  • Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas – primeira igreja da cidade e onde está o Museu de Arte Sacra;
  • Museu Paranaense – através de fotografias e objetos de época conheça o desenvolvimento do Estado do Paraná;
  • Museu Oscar Niemeyer, o MOM – o mais visitado, o prédio de arquitetura que chama a atenção por sua beleza, abriga obras importantes como as de Andy Warhol, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Caribé, Tomie Ohtake e do próprio Niemeyer;
  • Museu do Holocausto de Curitibaatravés de Fotografias e objetos de época, o museu reconta a história do sofrimento vivido por judeus na Segunda Guerra Mundial;
  • Museu ferroviário – o único museu que fica localizado dentro de um shopping, ele ilustra o meio de transporte que ainda hoje agrada os turistas com passeio de trem até a cidade de Morretes. 

3 – Passeio de trem pela Serra do Mar

Da Estação Ferroviária de Curitiba ainda é possível experimentar uma deliciosa viagem de trem com destino à cidade de Morretes. O trajeto de 110km pela Ferrovia Curitiba-Paranaguá, passa por dentro da Serra do Mar, e vai te proporcionar quatro horas de paisagens deslumbrantes!

4 – Torre Panorâmica

Com mais de 100 metros de altura, a torre promove uma vista incrível em 360º de toda a cidade. De lá, o visitante pode observar detalhes de todo o planejamento urbano de Curitiba, a Serra do Mar, além de outras atrações, como:

  • Museu do telefone;
  • Painel de Poty Lazzarotto;
  • Loja #CuritibaSuaLinda.

Já deu para perceber quantas coisas tem para aproveitar nesta linda cidade, não é mesmo? E para curtir ainda mais não deixe de passar pela Rua das Flores – é lá que no final do ano tem a apresentação do Coro de Natal-, Rua 24 horas – que há tempos não é mais 24h, e o Mercado Municipal. Nesses locais você vai desfrutar dos deliciosos quitutes curitibanos, tomar um chocolate quente para se esquentar no friozinho e passar por lojinhas para todos os gostos.

Agora que já sabe o que curtir da cidade, pesquise e encontre a melhor opção de passagem aérea para Curitiba!

Escolha sua hospedagem em Curitiba e, caso precise, alugue um carro!

Se tem mais um tempinho de viagem aproveite para conhecer mais do Sul do Brasil! Fizemos um post cheio de dicas!

Curtiu? Dá uma moral e compartilha! 😉