Pular

5 cidades para curtir o friozinho no nordeste

O Nordeste é, sem dúvida, a região do Brasil mais procurada por turistas durante o verão, entretanto, esta região também oferece ótimas opções para aproveitar o inverno. Há muitas cidades aconchegantes para desfrutar do clima frio por lá. Além disso, os festejos juninos agitam a região nesta época do ano – aproveite para se deliciar com a comida típica do São João!

Então, se deseja conhecer um pouco mais dessa região e embarcar no friozinho nordestino, confira algumas opções que separamos para você!

1 – Garanhuns/PE:

Situada nas montanhas do Agreste, a cerca de 230 km de Recife, Garanhuns tem clima ameno e temperatura média de 16°C durante o inverno. A cidade das flores, das colinas e da garoa oferece uma variedade de atrações como o Relógio das Flores – cartão postal da cidade -, o Mosteiro de São Bento, o Castelo de João Capão, o Parque Ruber Van Der Linden, dentre outros. Além disso, todos os anos em julho, acontece o Festival de inverno de Garanhuns, um dos maiores festivais culturais do Brasil.

Para completar o seu passeio pela região do agreste de Pernambuco, conheça a Vinícola Vale das Colinas. Lá, é possível fazer dois tipos de visita, um tour guiado, ou apenas o uso do espaço onde você fica livre para dar uma volta e até fazer piquenique comprando produtos lá mesmo.

2 – Guaramiranga/CE

Localizada a cerca de 110 km da capital Fortaleza, precisamente na Serra de Baturité, Guaramiranga fica a uma altitude de 800 metros acima do nível do mar e pode atingir temperaturas em torno de 12°C durante o inverno. A cidade é conhecida por suas belezas naturais, como cachoeiras, parques e trilhas ecológicas pela serra, suas atrações mais conhecidas são: o Parque das Trilhas, o Mosteiro dos Jesuítas e o Convento dos Capuchinhos, com belezas arquitetônicas e muita história. Para contemplar ainda mais esta região, não deixe de ir ao Pico Alto, que fica a mais de mil metros de altitude!

Apesar de ser uma cidade pequena, Guaramiranga oferece uma boa infraestrutura para receber turistas, com opções de bares e restaurantes com música ao vivo, pousadas e ótimos hotéis.

3 – Piatã/BA

Situada na Chapada Diamantina, a cerca de 560 km de Salvador, a cidade de Piatã é a mais alta do norte-nordeste com cerca de 1.300 m de altitude. No inverno, os termômetros já marcaram 3º C e a temperatura média anual não ultrapassa 20 graus. Além disso, a cidade é conhecida por suas belezas naturais e pelo café produzido em suas terras – Piatã, todos os anos, está entre os dez melhores cafés especiais do Brasil e por diversas vezes, já esteve em primeiro lugar!

O cenário que encanta, é rodeado de serras, onde o ecoturismo e aventuras podem ser praticadas em meio a paisagens deslumbrantes. Entre os principais atrativos naturais de Piatã, estão as cachoeiras do Patrício e do Cochó, os Gerais do rio de Contas, a Bica do Machado e as serras do Santana e do Navio.

As festas juninas são as mais comemoradas e se caracterizam pela mesa farta de produtos típicos da época e por um forrózinho bem tradicional.

4 – Areia/PB

A histórica cidade de Areia costuma ter temperaturas amenas o ano inteiro, mas é no inverno que os termômetros chegam a marcar 12°C. Localizada a aproximadamente 130 km de João Pessoa, Areia é reconhecida por suas construções antigas e charmosas, remanescentes da era dos engenhos de cana-de-açúcar.  E sabe qual é a melhor parte? Você pode fazer um tour pelos engenhos, com uma visita guiada que te leva a conhecer todo o processo de fabricação da cachaça. E é claro, não pode faltar a degustação!

Não deixe de caminhar pelas ruas do centrinho repletas de casinhas coloridas e enfeitadas e visitar lugares famosos como o Teatro Minerva e a Casa de Pedro Américo – o artista que eternizou o “Grito do Ipiranga” em sua pintura. Além disso, os visitantes encontram boas opções de hospedagem e restaurantes com deliciosas comidas típicas. Então, prepare-se para uma viagem cheia de cultura, beleza e sabores!

5 – Martins/RN

Martins é uma das principais cidades do interior do Estado Potiguar, conhecida como a “Princesa Serrana”, está a 703 metros acima do nível do mar, por isso, tem uma temperatura mais amena que as demais cidades da região. Entre junho e setembro, a temperatura mínima pode chegar a 16 graus.

E lá, a falta de praias não deixa nada a desejar aos visitantes, pois o município é cheio de atrativos naturais que incluem cachoeiras e sítios arqueológicos! Dentre as atrações mais visitadas estão: a Cachoeira de Umarizeira, as pedras Rajada e do Sapo, as grutas Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Mirante da Carranca, a histórica Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a famosa Casa de Pedra, que é a segunda maior caverna em mármore do Brasil!

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre essas cidades, repletas de história, belezas naturais e um friozinho que muitas pessoas sequer imaginam existir no nordeste, saia do óbvio e programa já essa viagem!

Aproveite e baixe nosso app para garantir sua passagem aérea mais barata e, caso precise, alugue um carro!

Curtiu essa dica? Compartilha com os amigos 😉