Pular

Arraial do Cabo: confira o que fazer

Arraial do Cabo é reconhecida por suas belas praias com águas vibrantes e em tons de azul que encantam tanto seus moradores quanto os visitantes. Com uma natureza exuberante e diversas praias para explorar, podemos afirmar que este destino é um verdadeiro paraíso do Atlântico. Quer saber os lugares mais incríveis para conhecer por lá? Então continue a leitura e saiba tudo o que tem para fazer em Arraial do Cabo.

Onde fica Arraial do Cabo?

Arraial do Cabo está localizada na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, a aproximadamente 160km da capital. É um município pequeno, com pouco mais de 30 mil habitantes. Além disso, a cidade fica bem próxima a Cabo Frio, a cerca de 13km de distância.

Qual a melhor época para visitar a Região dos Lagos?

Como fica no Rio de Janeiro, o clima em Arraial costuma ser ameno e propício para um banho de mar mesmo nos meses de inverno. Portanto, é um destino que pode ser aproveitado o ano todo.

As águas geladas da região ficam um pouco mais quentes entre dezembro e março por conta do verão. No entanto, esse período de mais calor também é o mais chuvoso e movimentado.

Por isso, para quem quer fugir do movimento, aproveitar os meses de calmaria para conhecer Arraial é a melhor opção. Além disso, uma dica é evitar ir para as praias da região em feriados. Nesses dias as ruas ficam muito cheias e a locomoção de carro é praticamente impossível.

Se possível, o melhor mesmo é aproveitar a cidade no outono. Abaixo, um resuminho do que acontece por lá mês a mês:

  • Alta temporada – dezembro a março, além de feriados e período de recesso escolar;
  • Chuvas – dezembro e janeiro;
  • Mais tranquilidade – abril e maio;
  • Meses mais secos – julho e agosto.

O que fazer em Arraial do Cabo?

Ao escolher as praias de Arraial do Cabo como seu próximo destino de férias, não deixe de fazer:

  • Passeios de barco, ao menos um;
  • Snorkeling para ver a vida marinha de perto;
  • Caminhadas e trilhas para explorar a natureza e curtir as paisagens mais inacreditáveis;
  • Algum esporte aquático como stand up paddle.

E claro, visitar todas as praias que conseguir na região!

Praia Grande

Maior praia de Arraial do Cabo, esse lugar se destaca pela extensa faixa de areia para sentar e relaxar, fazer caminhadas, praticar esportes e curtir um pôr do sol incrível. As ondas agitadas também permitem a prática do surf.

A Praia Grande possui uma das melhores infraestruturas da região, com vários bares, restaurantes e opções de serviços. E, por conta do espaço, dificilmente ela fica lotada, o que é perfeito para quem quer curtir a brisa do mar sem ficar espremido num cantinho.

Prainha

Com mar azul límpido, a Prainha é a primeira praia que você verá ao chegar em Arraial do Cabo. Esse pequeno pedaço de paraíso é bem movimentado e está cheio de bares e serviços de aluguel de equipamentos para algumas aventuras na água.

Seu mar manso também é um dos melhores pontos para tomar um banho mais sossegado sem se preocupar com a rebentação das ondas.

Para completar a experiência, você pode ir até o final da praia e fazer uma trilha rápida e fácil até a Praia da Graçainha.

Esta, por sua vez, é uma faixa de areia pequenina que fica visível apenas com a maré baixa e está cercada por pedras. Seu diferencial está na ausência de construções, o que garante um espaço muito tranquilo para admirar a paisagem ao redor.

Praia dos Anjos

É da praia dos Anjos que partem a maioria dos passeios de barco pelo litoral de Arraial do Cabo. Além disso, é ali a vila de pescadores da região. Você pode fazer uma caminhada pelos piers do lugar e, assim, conhecer um pouco mais do espaço. Não é umas das melhores praias para se tomar banho, mas, por conta da sua importância, a Praia dos Anjos possui boa estrutura, com hotéis, pousadas, restaurantes e comercio.

Praia Brava

Uma praia mais escondida, mas que, ao ser desvendada, mostra toda a sua beleza, esta é a Praia Brava. Para acessá-la, os turistas precisam fazer uma trilha pela encosta do mar e, por fim, descer uma escadaria de pedras íngremes.

Apesar do difícil acesso, a recompensa vale a pena. Afinal, o lugar é pouco explorado, fica vazio até mesmo nos meses de maior movimento e tem um visual espetacular.

Suas águas são em tons de azul mais escuro e cheio de ondas, o que o torna ideal para os surfistas experientes. Ademais, como a faixa de areia não é muito larga, é interessante ficar atento à tábua de marés para visitar a pitoresca praia quando a maré estiver baixa.

Praia do Forno

Outra praia incrível que precisa sim ou sim aparecer no seu roteiro por Arraial do Cabo é a Praia do Forno. Você pode chegar até ela por meio de uma trilha que parte da Praia dos Anjos ou em um dos passeios de barco.

A trilha tem partes bem íngremes, mas não apresenta maiores dificuldades. Durante o percurso, há alguns mirantes que permitem ter uma vista panorâmica da região e apreciar as águas azuladas da região.

Apesar do relativo isolamento, esta praia conta com alguma infraestrutura. Existem quiosques que vendem basicamente frutos do mar e ainda há espaço para desfrutar da beira mar, contudo, não é possível ficar hospedado por ali.

Praia do Farol

A Praia do Farol fica em uma ilha e é conhecida como uma das melhores praias de Arraial do Cabo. A Ilha do Farol fica em uma área protegida pela Marinha brasileira e somente escunas registradas podem levar os turistas até o local. Além disso, para entrar no barco os visitantes não devem levar itens como toalhas, cangas ou comida. Depois de atracar na ilha, o tempo de permanência gira em torno de 40 minutos sendo que só é permitida a entrada de 250 turistas ao mesmo tempo.

Essas condições mais do que especiais a Praia do Farol é extremamente preservada e tem águas límpidas em que é possível ver o fundo do mar e se banhar em meio à vida marinha. Os passeios para o Farol saem da Praia dos Anjos e, por lá, além da taxa das escunas, você também precisa pagar uma taxa para a Marinha. A maioria dos roteiros inclui a Praia do Farol, a Fenda de Nossa Senhora Aparecida, a Gruta Azul e as prainhas do Pontal do Atalaia.

Pontal do Atalaia

Por falar no Pontal do Atalaia, este é outro local que você precisa conhecer quando estiver em Arraial do Cabo. Uma das maneiras de chegar até lá é por meio dos passeios que saem da Praia dos Anjos. Outra opção é ir de carro até o condomínio particular em que fica a praia e optar por finalizar o trajeto de 5km a pé ou pagar o estacionamento para ir com o veículo até mais perto da praia.

O Pontal é conhecido por ser uma praia, ou melhor, duas pequenas prainhas que, quando a maré está baixa, você pode ir de uma para outra pela faixa de areia. Ademais, uma de suas atrações é a famosa escadaria de madeira que chega à praia. De cima você pode ver toda a beleza deste pedaço do litoral e, na medida em que vai descendo, sente a energia contagiante da praia.

Quantos dias é o ideal para ficar em Arraial do Cabo?

Em Arraial do Cabo, o tempo ideal de permanência é de 4 dias. Claro que sua viagem pode ser mais calma se estender o período para uma semana, por exemplo. No entanto, em 4 dias já é possível conhecer as principais praias e curtir essa cidade abençoada com uma natureza marinha espetacular.

Como chegar em Arraial do Cabo?

A cidade de Arraial do Cabo está distante 13 km de Cabo Frio e 160 km do Rio de Janeiro. Para chegar até lá você pode ir de avião até um dos aeroportos da capital e fazer o restante do trajeto de carro, ônibus, aplicativo de corrida ou táxi. Os ônibus com destino ao Arraial saem da Rodoviária Novo Rio e tem boas opções de horários.

Também existe a opção de ir de avião até o Aeroporto de Cabo Frio, porém, não existem linhas fixas o ano inteiro e o custo pode ser bem mais elevado.

Independente da maneira que você escolher, a Voelivre possui a melhor oferta de passagens aéreas para o Rio de Janeiro. Na plataforma, você escolhe as datas de ida e volta e já sabe na hora, onde comprar seu bilhete com o menor custo. Não deixe de conferir e economizar na sua próxima viagem!

Encontre aqui sua hospedagem em Arraial, e se precisar, alugue um carro!

Gostou das dicas? Compartilha com os amigos 😉