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Como podemos te ajudar?

Abaixo você encontra uma lista das perguntas mais frequentes sobre pesquisa, compra, remarcação e dúvidas gerais relacionadas a passagens aéreas.

Quero buscar uma passagem, por onde começo?

Um metabuscador realiza pesquisas simultâneas em vários sites de compra de produtos ou serviços, reunindo os resultados em uma única página. Desta forma, você economiza tempo e esforço. O Voelivre, por exemplo, pesquisa voos em vários sites de uma só vez mostrando os resultados ordenados pelo menor preço. O serviço é totalmente gratuito, além disso, você pode escolher buscar passagens por dinheiro e milhas! Não somos uma agência de viagens, ou seja, não vendemos passagens aéreas. Facilitamos sua jornada te levando direto para o site da empresa que escolheu para assim, realizar a sua compra.

Uma das principais funções do Voelivre é listar todas as opções de voos, inclusive por milhas, ordenados pelo menor custo. Dessa forma, você consegue fazer a comparação dos valores e analisar qual a melhor alternativa para você. Além disso, o app mantém um histórico de preços do alerta criado pelo usuário onde é possível ver o valor mínimo, médio e máximo que a passagem chegou, assim fica mais fácil decidir a hora de comprar sua passagem.

Ao baixar o aplicativo Voelivre, você tem acesso a diversas funcionalidades oferecidas pela plataforma, como cadastrar até 10 alertas e acompanhar o histórico dos valores. Para acompanhar as promoções relâmpago, basta ativar as notificações na opção “Meus Alertas”, desta forma, você será notificado em seu celular assim que a passagem que você cadastrou baixar de preço. Lembre-se: para ser notificado você precisa ter o app instalado em seu aparelho!

No Voleivre é possível aplicar filtros que buscam passagens de acordo com suas preferências e/ou necessidades, por exemplo, aeroportos, paradas, horários e até mesmo um valor a ser estipulado para apenas receber notificação se este ficar abaixo do que estipulou. Não enviamos notificações indesejadas. Você só vai receber uma mensagem quando, no alerta, a passagem que cadastrou diminuir de valor, se o custo não baixar, você não será notificado.

Utilizando nossos filtros, você pode ir na opção PARADAS e marcar a opção “apenas voos diretos”. Mas atenção, pode ser que para o trecho que você vai voar, não tenha nenhum voo direto disponível, neste caso, desmarque esta opção. Além de voos diretos, no filtro de paradas, você também pode marcar a opção “apenas uma parada”, por exemplo. Lembre-se que é preciso fazer este procedimento tanto para o voo de IDA, quando para o voo de VOLTA, se for o caso.

Utilizando o Voelivre! Na página de resultados da sua busca, vai aparecer na tela principal os valores em dinheiro, selecione a opção MILHAS – que fica a direita da opção DINHEIRO -, desta forma você vai encontrar as opções em milhas!

Para os sistemas de busca, não importa se o voo é de ida ou de volta, o que ele entende é que você vai voar apenas UM trecho saindo de uma cidade e chegando em outra. Então, para comprar uma passagem só de volta, basta clicar em “Só ida ou volta” e digitar os dados da viagem. Fique sempre atento ao preencher esses dados: origem representa o local onde o voo irá partir, e destino é o local onde o voo irá chegar.

Bebês de até 1 ano e 11 meses podem embarcar em voos nacionais sem pagar pela passagem, já em voos internacionais, há uma pequena porcentagem do valor da tarifa do adulto que deve ser paga.
O desconto varia de acordo com cada cia aérea. É importante ressaltar que, nesses casos, o bebê deve viajar no colo de um adulto responsável, maior de 18 anos.
A partir de 2 anos é cobrado o valor integral da tarifa de adulto.
No momento da pesquisa você deve cadastrar quantos adultos e quantas crianças irão viajar, o Voelivre irá calcular o valor total.
Ao ser direcionado para o site da cia aérea ou agência de viagem, você verá o valor pago para cada pessoa.

Para adquirir uma passagem para um menor desacompanhado, é necessário entrar em contato diretamente com a companhia aérea responsável pela viagem do menor. Isso porque, dependendo da idade, é preciso solicitar um serviço obrigatório, bem como apresentar toda a documentação necessária. Atenção: menores de 8 anos não podem viajar desacompanhados em nenhuma circunstância. Já crianças entre 8 anos e 15 anos podem viajar desacompanhadas, desde que o responsável tenha contratado o serviço de menor desacompanhado e apresente toda a documentação exigida. O valor deste serviço varia de acordo com a cia aérea em questão. Na Latam, por exemplo, o serviço de menor desacompanhado é obrigatório somente para crianças de até 11 anos.

A legislação que regulamenta o transporte aéreo não prevê descontos específicos para passageiros com 60 anos ou mais, diferentemente do que ocorre no transporte coletivo urbano, que segue as normas do estatuto do idoso. No entanto, há exceções em que é possível obter descontos, como no caso de passageiros com necessidade de assistência especial (PNAE), que têm direito a um acompanhante com desconto de no mínimo 80% no valor da passagem aérea. Para obter mais informações sobre as regras, entre em contato com a companhia aérea com a qual você irá viajar.

Sim, é possível acumular milhas em voos encontrados pelo Voelivre. Durante o processo de compra da sua passagem, caso você esteja realizando a compra diretamente no site da companhia aérea basta adicionar seu número de membro do programa de fidelidade que as milhas serão creditadas automaticamente após a data do voo. Caso a compra seja realizada em uma agência de turismo, você poderá resgatar seus pontos após ter voado. Por exemplo, se comprou em uma agência de turismo uma passagem da Gol, você poderá ir no site da Smiles e resgatar seu crédito de milhas.

 

Escolhi o meu voo, como faço para comprar?

Todas as agências de viagens que aparecem em nossa plataformas são registradas e atuam no mercado há algum tempo, são confiáveis e respeitadas. Contudo, para que você se sinta mais seguro, antes de efetuar a sua compra verifique:
● As políticas da agência de viagem;
● As formas de pagamento;
● As condições da oferta.

Como a Voelivre busca sempre o menor preço disponível nos sites, geralmente as tarifas promocionais, para voos nacionais, dão direito a uma bagagem de mão (10kg), uma mochila para notebook, por exemplo, e mais uma bolsa. Para voos internacionais a maioria das empresas dão direito a pelo menos 1 bagagem despachada, mesmo na tarifa promocional. Você precisará verificar no momento da compra. Se a sua tarifa não contempla mala despachada (a de 23kg) e você tem interesse em adquirir, compre a franquia de bagagem o quanto antes. Pode ser no momento da compra da passagem ou depois através dos canais digitais e/ou telefone da companhia aérea na qual irá viajar, na hora do check-in esse serviço fica até 40% mais caro.

Existem diversas formas de pagamento disponíveis na hora de comprar passagens aéreas, porém, cada companhia aérea ou agência pode oferecer opções diferentes. As formas de pagamento mais comuns incluem:
● Cartão de crédito;
● Boleto bancário;
● Transferência bancária ou PIX;
● Cartão de débito;
● PayPal.
No momento da compra da passagem você poderá ver as opções de pagamento disponíveis e se há a opção ideal para você.
Atenção! Algumas empresas podem oferecer descontos promocionais exclusivos para pagamentos feitos via PIX, por exemplo.
Nesses casos, se você optar por outra forma de pagamento, o valor da passagem pode aumentar consideravelmente.
Portanto, é importante estar atento e pesquisar outras opções no Voelivre para escolher a mais vantajosa para o seu caso.

Devido à pesquisa simultânea em centenas de sites de viagem e à constante flutuação do custo das passagens aéreas, pode haver momentos em que os preços estejam desatualizados. Além disso, é possível que outra pessoa já tenha reservado a última oferta disponível. Neste caso, a melhor opção é selecionar a próxima passagem mais barata que encontrou em nossa plataforma ou, se preferir, aguarde um instante, geralmente em torno de 30 minutos os preços voltam a ficar atualizados, mas desta forma, pode ser que o valor não seja mais o mesmo.

As escalas normalmente são feitas para reabastecer o avião e/ou permitir que novos passageiros embarquem. Ou seja, você não vai desembarcar do avião. Já em voos com conexão, você precisa deixar o avião para reembarcar em outro. Não precisa pegar sua bagagem, você vai retirá-la no aeroporto de destino, mas atenção – isso se aplica quando todos os seus voos tem o mesmo código de reserva (localizador). Para conexão de um voo internacional para um voo doméstico, você precisa retirar sua bagagem e despachá-la novamente.

 

Já comprei a passagem, mas…

Após a confirmação da compra da sua passagem, você recebe um e-mail contendo o bilhete eletrônico.
Esse processo pode levar algumas horas, pois as empresas precisam realizar uma série de verificações para garantir a segurança da transação e prevenir possíveis fraudes.
Caso você ainda não tenha recebido a confirmação, recomendamos que verifique a sua caixa de spam.
Se não encontrou o e-mail lá, entre em contato diretamente com a empresa com a qual realizou a compra para obter assistência e garantir que tudo esteja em ordem com a sua reserva.
Em nosso site e aplicativo, temos diversos parceiros, que incluem companhias aéreas e agências de viagens.
O Voelivre não participa do processo de pagamento e não tem acesso às suas informações de reserva.
Se você foi redirecionado para o site de uma companhia aérea como Gol, Azul ou Latam, faça o contato direto com a companhia.
Já se foi redirecionado para o site de uma agência, fale diretamente com ela.

MyTrip

Se você já realizou a compra da passagem, porém, após algumas horas, não recebeu a confirmação, ou recebeu um e-mail de cancelamento da reserva é preciso entrar em contato com a empresa que você fez a compra para verificar o que ocorreu. Geralmente isso acntece por diferentes motivos, como:
● Falha no processamento do pagamento;
● Indisponibilidade de assentos na tarifa escolhida – as vezes ao comprar a passagem, o último assento disponível por aquele preço acabou de ser reservado;
● Problemas técnicos no sistema da empresa.
Neste momento, entre em contato direto com a empresa que você realizou a compra e informe o código de reserva, assim, é possível localizá-la e verificar a situação.

Após comprar sua passagem, é importante verificar o e-mail de confirmação da reserva, pois é nele que estará disponível o número do seu pedido. Em seguida, acesse o site da empresa em que você realizou a compra e faça login na sua conta, ou crie uma caso ainda não possua. Uma vez autenticado, navegue até a seção “meus pedidos” ou “minhas reservas” e informe o número do pedido recebido por e-mail. Caso não encontre o e-mail de confirmação na caixa de entrada, verifique a pasta de spam ou lixo eletrônico. Caso não tenha recebido a confirmação, entre em contato com a empresa para verificar o que ocorreu.

Em nosso site e aplicativo, exibimos passagens de várias empresas, que incluem companhias aéreas e agências de viagens. Ao selecionar um voo e clicar em comprar, você é redirecionado para o site da empresa para efetuar a sua compra. Se você não lembra qual foi a empresa que você fez a compra, é possível conferir o nome dela na cobrança da sua conta bancária ou fatura do cartão de crédito.

O Voelivre compara os preços de voos de diversas companhias aéreas, encontrando o menor preço. Ao escolher a passagem mais barata ou a melhor opção para você, nós o redirecionamos para o site do fornecedor, onde você poderá concluir sua reserva. A reserva está diretamente vinculada à companhia aérea ou agência de viagens que você selecionou. O Voelivre não participa do processo de reserva ou pagamento, e não tem acesso às suas informações de reserva. Por esse motivo, caso você tenha alguma dúvida sobre alterações ou cancelamentos de passagens aéreas, recomendamos que entre em contato direto com o centro de atendimento ao cliente da empresa com a qual realizou a reserva. segue o contato das mesmas:

MyTrip

 

Tá chegando a hora da viagem! O que preciso saber?

Esse processo pode variar de acordo com a companhia que você comprou sua passagem. De modo geral, ele pode ser feito de forma online, no site da empresa 48 horas antes do seu voo. Também é possível realizar esse procedimento direto nos balcões de atendimento de forma presencial.

Para evitar transtornos, se prepare para chegar no aeroporto com antecedência, e não esqueça de conferir todos os documentos necessários antes de sair de casa. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o recomendado é chegar pelo menos duas horas antes do voo para viagens nacionais e três horas para as viagens internacionais. Lembre-se que o despacho de bagagens e o check-in presencial podem levar um tempo a mais. Dependendo do caso, é possível fazer o check-in com antecedência pela internet, o que pode ajudar a garantir uma viagem mais tranquila.